O secretário regional da Economia e Turismo da Madeira anunciou o lançamento do ‘Citizen By Investment’. Trata-se de um programa dotado de instrumentos facilitadores da captação de investimento estrangeiro com vista a diminuir a dependência do arquipélago face aos mercados externos.
Foi no decorrer da prova internacional de vela ‘Extreme Sailing Series’, no Funchal, que o secretário regional anunciou o programa ‘Citizen By Investment’ (Cidadão pelo Investimento), esclarecendo que o mesmo está inserido na estratégica do Governo Regional ao nível da economia do mar e resulta de um investimento de 260.000 euros.
Em declarações à agência Lusa, Eduardo Jesus salientou que “a Madeira tem uma dependência muito grande do exterior, mas é um território pequeno, vive muito do Turismo - que mesmo assim só representa 26% do nosso Produto Interno Bruto - e, como nos falta mercado, temos que o procurar lá fora”. Face a este cenário o governante afirmou que, “neste momento, temos vários instrumentos que estão a ser ultimados para funcionar sob o chapéu do projecto ‘Citizen By Investment’”, dando os exemplos da captação de investimento estrangeiro “com recurso a um crédito fiscal próprio” ou aos designados “Vistos Gold para residentes não habituais”.
Entre os projectos equacionados ao abrigo deste programa está o Centro Internacional de Negócios da ilha e a Zona Franca Industrial do Caniçal, onde as empresas só pagam 5% de IRC e cuja área de serviços internacionais emprega cerca de 3.000 pessoas. Outro projecto é o ‘Brava Valley’, em Ribeira Brava, que, através de uma empresa madeirense de base tecnológica com uma carteira de 65.000 clientes no estrangeiro, pretende criar um cluster de incentivo à inovação e ao empreendedorismo.
Eduardo Jesus adiantou ainda que “este projecto tem motivado grande interesse internacional e recebemos muitas solicitações para o apresentar no estrangeiro”.
Foto: SDM - Zona Franca Industrial do Caniçal