As Jornadas de Facility Management (FM), o maior evento desta área em Portugal, realizam-se nos dias 16 e 17 de Novembro, no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa.
Durante os dois dias, haverá espaço para debater e reflectir sobre alguns temas, nomeadamente Tecnologia, Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Produtividade. O evento contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais em FM.
Temas como ‘Saúde e condições de trabalho’, ‘Acrescentar valor no espaço de trabalho’, ‘Inovação no FM’, ‘FM 4.0’, ‘Smart Cities’ ou ‘Desafios da segurança no ambiente Institucional’ marcam a agenda da 10ª edição das Jornadas de FM.
Para dar alento ao debate e reflexão dos temas, estarão presentes alguns dos mais importantes especialistas nacionais e internacionais em FM.
De Portugal, Carlos Gonçalves, director-geral Avila Spaces; Emília Telo, da Autoridade para as Condições do Trabalho; Francisco Cruz, Project Manager da Siemens; Henrique Barata Mota, presidente da Lledó; João Hormigo, responsável pelas instalações da EDP; João Paulo Saraiva, vereador da Câmara Municipal de Lisboa; Maria João Conde, secretária geral da Associação Portuguesa de Segurança; Maria José Andrade Campos, advogada da Ferreira Pinto, Mariana Neto do departamento de Epidemologia do INSA; Pedro Ló, presidente da APFM e CEO da WSpace; Sérgio José Nobre A. Saldanha, comissário da PSP; Silvestre Machado, director nacional de Segurança do Grupo Auchan Portugal; e Teresa Patrone Cotrim, presidente da APERGO.
Do espectro internacional, o evento recebe Jos Duchamps, CEO do Procos Group; e María Rosa Abeijón Giráldez, Real Estate Manager da Nokia; bem como o presidente da EuroFM, Ron van der Weerd.
“Já lá vão dez edições e sentimos sempre o mesmo entusiasmo a preparar este evento. Este ano vamos dar ainda mais palco ao impacto da tecnologia na gestão dos activos e nos espaços de trabalho e como isso impacta os nossos hábitos e estilos de vida, mas também a rentabilidade das empresas. Outros temas, como a influência dos novos métodos de trabalho na nossa saúde e na nossa produtividade, vão este ano ainda merecer destaque. No fundo, as jornadas uma oportunidade a não perder, para aprender, partilhar e interagir, e daí sermos muito cuidadosos na seleção dos temas e dos speakers”, refere Miguel Agostinho, director Executivo da APFM – Associação Portuguesa de Facility Management.
Além dos Facility Managers, esta conferência é desenhada também para atrair aqueles que dentro das organizações são os seus clientes internos, bem como os seus parceiros no desenvolvimento de um ambiente de trabalho produtivo e sustentável dentro das organizações, entre eles: CEO’s e directores de primeira linha, CFO’s, Real Estate e Asset Managers, fornecedores de serviços de Facility Management, consultores e profissionais de IT, estudantes e académicos.
As 10as. Jornadas de FM pretendem disponibilizar uma plataforma de cooperação entre empresas, centros de investigação e universidades no desenvolvimento de projectos mestrado e de I&D com aplicação prática; fomentar a utilização das normas europeias e internacionais demonstrando os seus benefícios práticos; basear a melhoria das práticas no sector de FM numa formação de qualidade e na certificação do conhecimento e experiência dos profissionais; promover e dignificar a profissão e o sector, demonstrando o valor acrescentado que o FM pode representar em Portugal; e fomentar o networking através do contacto entre prestadores, consultores e clientes, permite criar mais e melhores momentos de interacção e partilha de informação entre os participantes.