O presidente da assembleia-geral da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP), João Pessoa e Costa, acredita que sim, que a construção de um aeroporto no Montijo vai ter impactes no imobiliário, mas rejeita a possibilidade de especulação sobre os preços dos imóveis na região.

Em declarações à agência Lusa, João Pessoa e Costa, afirmou que “sabe-se que o novo aeroporto se situará na Área Metropolitana da Lisboa e, portanto, o impacto que essa nova infra-estrutura terá na actividade económica é sempre relevante e atendível”.

O representante da APEMIP salienta que qualquer infra-estrutura aeroportuária terá sempre impacto no sector imobiliário”, pelo que “é necessário construir novas instalações, é necessário que no ambiente que se gera à volta do aeroporto haja novas instalações, novos equipamentos e novas situações de habitação e de comércio”.

Relativamente à eventual especulação imobiliária, considera “que o mercado imobiliário está muito profissional”, defendendo que “há sempre momentos de algum pico (de preços), mas depois passam rapidamente”. Ainda assim, alguns agentes imobiliários têm avançado com um aumento de 10% no preço das casas na sequência do anúncio do Governo de que a base aérea n.º 6 do Montijo ser a solução mais viável para acolher um aeroporto civil.

João Pessoa e Costa destacou ainda que “os números do crescimento do turismo são importantes. O efeito multiplicador que têm o turismo e o sector imobiliário sobre outras actividades é absolutamente relevante e tudo isso são aspectos que são de saudar por esta decisão”.

Recorde-se que no dia 15 de Fevereiro será assinado um memorando de entendimento entre o Governo e a ANA - Aeroportos de Portugal para o aprofundamento de estudos acerca da construção de um aeroporto no Montijo, no distrito de Setúbal. Mas conforme o Primeiro-Ministro António Costa já tinha referido, “é uma viabilidade que está condicionada ainda a dados que só poderemos ter no final do ano, designadamente sobre o impacto de ser uma zona de migração de pássaros”.

Foto: Anabela Loureiro