A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que vai criar um novo parque verde e de lazer junto ao rio Tejo em Marvila. A primeira fase da obra deverá estar concluída na Primavera de 2018.
Em declarações à agência Lusa, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, afirmou que “a ideia é que o parque comece a ser construído no Outono deste ano para estar pronto na Primavera do próximo” mas, ainda assim, apenas estará concluída uma das fases de construção, sendo que este projecto terá uma dimensão “maior do que o Jardim da Estrela”.
O vereador do Urbanismo explicou que a primeira fase será empreendida pelo promotor do loteamento dos Jardins de Braço de Prata que “assumiu o compromisso de executar essa fase e decidiu contratar a equipa que tinha seleccionada no concurso de ideias” e a segunda fase ainda se encontra “em negociações para ser esse promotor a executá-la ou a transferir a verba para a câmara fazer”.
De forma a poder ser criado este novo espaço verde e de lazer, vai-se proceder à “reformulação do sistema de circulação viária” na zona do Braço de Prata, seguindo-se posteriormente a modelação do terreno, a plantação de árvores e a criação de zonas de estada e de recreio.
Orçado em 3.850.000 euros, o projecto do Parque Ribeirinho Oriente, de acordo com a proposta aprovada em 2015, vai “reconverter uma vasta área de território marcada pelos usos de carácter industrial e portuário, resgatando-a para fruição do público em geral como zona de lazer, actividade desportiva e de enquadramento paisagístico”, abrangendo as áreas da Matinha, Braço de Prata e Doca do Poço do Bispo.
Manuel Salgado salientou ainda que “não há muitos parques nas margens do rio e, de facto, faz todo o sentido, porque Marvila tem uma frente de rio pronta para ser usufruída”.
Foto: CML