O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 7,9% no primeiro trimestre deste ano, comparativamente com o período homólogo de 2016.

De acordo com o INE, esta subida encontra-se em sintonia com “a dinâmica de crescimento de preços que se regista desde o último trimestre de 2013” e que é superior em 0,3 pontos percentuais à registada no trimestre anterior e a mais elevada da série disponível.

A mesma fonte refere que “tal como tem vindo a suceder desde o último trimestre de 2014, os alojamentos existentes continuaram a evidenciar um crescimento dos preços superior ao dos alojamentos novos (9,2% e 4,2%, respectivamente)”.

No que concerne aos alojamentos existentes, os preços das habitações aumentaram 9,2%, ou seja, o mesmo valor que no trimestre anterior. Já nos alojamentos novos, o aumento fixou-se nos 4,2%, sendo a taxa mais elevada desde o primeiro trimestre de 2016.

Comparativamente ao trimestre anterior, o IPHab aumentou 2,1% (1,2% no quarto trimestre de 2016), subindo para oito o número de trimestres consecutivos com crescimento dos preços das habitações.

Refira-se ainda que, nos primeiros três meses de 2017, transaccionaram-se 35.178 habitações, traduzindo um aumento homólogo de 19,4%. Relativamente ao valor das vendas, aumentou 25,9% em termos homólogos, tendo ultrapassado os 4,3 mil milhões de euros, sendo que 3,4 mil milhões corresponderam a transacções de alojamentos existentes.

Foto: Anabela Loureiro