O fundo de investimento saudita MEFIC Capital e a gestora inglesa de activos imobiliários Round Hill Capital anunciaram que vão investir 100 milhões de euros num projecto imobiliário em Paranhos, Porto. O mesmo vai ser constituído por residências para estudantes, apartamentos, hotel, comércio e escritórios.
Em declarações à agência Lusa, os responsáveis adiantaram que as obras vão ter início no terceiro trimestre de 2017 e deverão prolongar-se por quatro anos e meio. Avançando também que este projecto vai ser dotado de 1.200 acomodações para estudantes e 200 apartamentos residenciais, a par de um hotel, escritórios, mercado, supermercado, estacionamento e jardim.
Os promotores revelaram ainda que a construção vai desenvolver-se num terreno de 78.000 m2 adjacente ao Campus da Universidade do Porto, em Paranhos, e será incluído no Porto Innovation District, uma iniciativa entre a Câmara Municipal do Porto e as universidades, faculdades, escolas de negócios, hospitais, institutos e centros de pesquisa para a promoção da inovação e do empreendedorismo do Porto.
Refira-se que este terreno foi vendido pela Cushman & Wakefield. Segundo Ana Gomes, Associate e directora do departamento de Industrial & Terrenos da Cushman & Wakefield, “esta transacção, que é uma das maiores dos últimos anos no Porto, vai dar nova vida a um antigo espaço industrial. Mas, acima de tudo, o ambicioso projecto vai criar novas e melhores condições para acolher todo o tipo de pessoas que procuram cada vez mais a cidade do Porto para estudar, trabalhar e visitar. É mais um excelente exemplo da possibilidade de transformação de espaços antigos e obsoletos em novas infra-estruturas urbanas em benefício das cidades e dos seus residentes e visitantes”.
A MEFIC Capital é uma empresa de serviços financeiros registada na Capital Market Authority da Arábia Saudita, enquanto a Round Hill Capital é uma empresa especialista em investimento, desenvolvimento e gestão de activos imobiliários.
Em comunicado, o fundador e presidente do conselho de administração da Round Hill Capital, Michael Bickford, explica que “há vários anos” que a empresa se encontra “a analisar o mercado português”. Acrescentando que vai continuar “atento a novos investimentos em Portugal, com características de valor semelhantes”, uma vez que o nosso País está “actualmente a beneficiar de tendências macro-económicas positivas, indicadores sólidos na oferta/procura no segmento da residência para fins académicos, hotelaria, propriedade residencial e um ambiente de investimento positivo”.
O administrador e director executivo da MEFIC Capital, Ibrahim A. Al Hedaithy, salienta o facto de este ser o primeiro investimento da empresa fora da Arábia Saudita e com “valores de integridade e profissionalismo”.
Ibrahim A. Al Hedaithy destacou que “o crescimento económico estável é um factor-chave de atractividade e que nos permite apoiar a criação de postos de trabalho de longa duração e apoiar o desenvolvimento da comunidade local e regional de uma forma responsável. É para nós um prazer poder participar, ainda que de forma marginal, no crescimento do Porto enquanto destino de investimento a nível europeu”.
Foto: Turismo Porto e Norte