Os pontos fortes de Lisboa como destino de investimento imobiliário no contexto Ibérico, a criação de um regime de REIT (Real Estate Investment Trust) em Portugal e a tendência de abertura do financiamento a este mercado serão os temas centrais da edição de 2017 do Portugal Real Estate Summit.

O evento realiza-se nos dias 19 e 20 de Setembro no Hotel Palácio Estoril e pretende atrair a Lisboa os principais investidores globais em imobiliário, reflectindo sobre a crescente atratividade do mercado português enquanto destino de capital estrangeiro.

Mais de uma centena de investidores de referência já confirmaram a sua presença no Portugal Real Estate Summit, incluindo representantes das principais casas de investimento europeias e norte-americanas, um número que a organização estima poder duplicar, tendo em conta o sucesso da edição anterior e a crescente dinâmica do mercado de investimento imobiliário nacional, que este ano se estima possa voltar a superar os 2.000 milhões de euros transaccionados.

“Os maiores investidores de private equity do mundo, bancos de investimento e investidores institucionais estiveram presentes em 2016, incluindo entidades já expostas ao mercado português e outras que viram no evento uma oportunidade única de conhecer melhor o mercado e os seus players”, diz António Gil Machado, da organização. “Tivemos mais de 300 participantes, dos quais cerca de metade eram investidores estrangeiros, e este ano, temos razões para acreditar que esta audiência vai crescer, a par da própria diversificação das origens dos investidores a estrear-se no mercado nacional, como é exemplo o capital da África do Sul”.

O Portugal Real Estate Summit inicia com o enquadramento económico, a cargo do professor João Duque, acompanhado no debate por representantes da Thomsom Reuters e da Portugal In. Nos debates centrais, participam entidades como a Varde Partners, a Deutsche Asset Management e a CBRE Global Investors, no painel sobre a atractividade e oportunidades de Lisboa; a Nomura, ING Banking e Santander Global Banking no tema do financiamento; e a EPRA, a APFIPP e a EURONEXT no debate sobre a criação de um regime de REITs em Portugal.

O programa vai ainda incluir sessões sobre ‘Como e Onde Investir’, focadas em temas como os veículos de investimento existentes, a optimização fiscal para o investimento imobiliário em Portugal ou a oportunidade de aquisição de NPL’s e REO’s. A apresentação do desempenho e oportunidades nos segmentos de escritórios, industrial, retalho, turismo e reabilitação urbana vão também marcar a agenda destas sessões paralelas.

Organizado pela Iberian.Property, o evento tem o duplo objectivo de fornecer informação qualificada sobre o mercado imobiliário português à comunidade internacional de investidores e facilitar o encontro entre os principais decisores da indústria.