Lisboa foi palco da apresentação do projecto europeu ‘One Business Place’ (OBP) que visa a promoção da economia local, nomeadamente do micro e pequeno comércio local, através das novas tecnologias.
O responsável do projecto, Jorge Simões, explicou que esta “ideia surge no seguimento da análise que se tem feito à decadência cada vez maior dos mercados tradicionais porque as grandes superfícies acabam por anular a existência do comércio tradicional”.
Neste sentido, o OBP visa dar “visibilidade a micro e pequenas e médias empresas (PME's) que têm dificuldade em aceder a canais de comunicação tecnológicos” e captar “novos clientes ao pequeno comércio”. Para o efeito, vai recorrer-se à promoção do “comércio e serviços de proximidade”, contrariando a “tendência de promoção exclusiva dos grandes grupos comerciais”, nomeadamente nas “plataformas digitais”.
O OBP vai ser igualmente lançado em outras cidades europeias como Madrid, em Espanha, e Berlim, na Alemanha, mas a organização avança que cada cidade terá a sua própria metodologia. No caso de Portugal, Jorge Simões avança que os membros poderão escolher uma “aplicação para desenvolver este projecto”, já Espanha optou por “aderir ao telemarketing” e a Alemanha preferiu a “publicitação a nível de negócios de rádio”.
Ainda no nosso País, o OBP seleccionou um grupo de jovens universitários que nas ruas de Lisboa vai identificar as empresas e negócios interessados em aparecer no mapa; além disso, lançou também a campanha publicitária: ‘Não deixe sair do mapa, quem o serve bem’. Esta acção vai ser difundida através das redes sociais e de um conjunto de parcerias institucionais, nomeadamente associações e autarquias, estando já em curso a parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.
O OBP vai ser lançado no público em geral no final de Outubro e o “objectivo é que haja uma bonificação para cada registo e um prémio de retorno”, conclui Jorge Simões.
Foto: Anabela Loureiro