A 20ª edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal vai ser marcada pelo optimismo, acompanhando, assim, a evolução positiva do sector quer no mercado interno, quer do investimento estrangeiro. Segundo a organização existiu o crescimento de cerca de 10% das empresas que vão participar neste evento que decorre de 18 a 22 de Outubro na FIL.
A adesão ao salão tem sido, segundo a organização, muito positiva e superior ao ano passado, tanto em número de empresas como em área ocupada. De recordar que a edição do SIL 2016 recebeu 300 empresas, 55.000 visitantes e promoveu, durante os cinco dias de realização, negócios na ordem dos 100 milhões de euros.
Segundo Sandra Bértolo Fragoso, Gestora do SIL, “a adesão das empresas ao SIL tem sido muito positiva e superior ao ano passado. Vamos ter um aumento ao nível de expositores presentes e de área ocupada, assim como dos produtos apresentados, pois assistimos ao ressurgimento dos promotores imobiliários, com algumas marcas que são market leaders no panorama internacional”. Acrescentando esta responsável que “com o aumento do número de empresas presentes e o aumento da oferta e da procura, o incremento do volume de negócios será incontornável”.
Portugal está actualmente no radar dos investidores estrangeiros, dispostos a investir em activos imobiliários e muitos deles vivem em Portugal por largas temporadas, atraídos pela segurança, clima e tranquilidade do País. A estratégia anual da organização do SIL sempre apostou na internacionalização das empresas portuguesas através da organização de eventos no estrangeiro, mas também na captação e recepção de investidores internacionais para o salão.
Entre as várias actividades desenvolvidas, destaque para as iniciativas direccionadas aos investidores internacionais, como as reuniões B2B, o Meetting Cocktail SIL, os encontros no International Meeting Point, entre outros. Também a salientar a Cerimónia de Entrega de Prémios SIL do Imobiliário, o Leilão da Caixa Geral de Depósitos ou as hastas públicas de venda e arrendamento, organizadas pela Direcção Geral do Tesouro e das Finanças, para além das conferências e workshops com a participação de experts no sector.
O Open Day será no dia 18 de Outubro, dia de abertura oficial.
Recorde-se que o SIL decorre em simultâneo com a INTERCASA, o LxD – Lisboa Design Show e o Vintage Festival, procurando inspirar os mais diversos gostos e estilos de vida e dar a conhecer as novidades e oportunidades dos sectores, criando um ambiente propício ao negócio.