O relatório ‘Perspectiva Imobiliária’ da CBRE revela que o mercado de investimento continua a atrair um elevado montante de capital estrangeiro, a registar a entrada de novos players e o despontar de novos projectos.

Este documento apresenta uma análise do mercado de investimento e ocupação no primeiro semestre de 2017 nos sectores de escritórios, comércio, logística, habitação e hotéis, e evidencia as principais tendências para 2017.

Entre as principais conclusões está o facto de o mercado de investimento continua a atrair um elevado montante de capital estrangeiro e a registar a entrada de novos players, captando 1.000 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Neste período continuou a assistir-se a uma compressão nas yields em quase todos os sectores.

O mesmo documento avança que a ocupação de espaços de escritórios prosseguiu activa este semestre, em particular com a mudança de instalações por parte de grandes empresas. A disponibilidade de espaços com qualidade é cada vez menor de modo que é crescente a pressão para a subida das rendas. A renda prime no CBD1 aumentou 2,7%, após seis anos estável.

A CBRE salienta ainda que verificaram-se as primeiras transacções, deste ciclo imobiliário, de terrenos de grande dimensão pelo que se espera para breve o arranque destes projectos.