O Portugal Exportador 2017, maior evento exclusivamente dedicado à exportação que se realiza em Portugal, ocupa no próximo dia 22 de Novembro o Pavilhão do Rio, do Centro de Congressos de Lisboa (CCL), com uma área exposicional e vários auditórios para debate e conferências.
Estão presentes, nesta 12ª edição, sob a organização da Fundação AIP, Novo Banco e aicep Portugal Global, 10 gabinetes de consultoria e B2B, 34 embaixadas, 15 câmaras de comércio bilaterais, 13 associações empresariais representadas nos mais de 80 expositores.
São mais de 100 oradores que abordarão as várias temáticas ligadas à exportação e internacionalização das empresas portuguesas, nos 16 workshops e 32 cafés temáticos. A sessão de abertura vai contar com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o encerramento será feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Carlos Fonseca.
As mudanças político-económicas que se vão sucedendo em várias regiões do globo são, sem sombra de dúvida, uma preocupação para as empresas que já exportam os seus serviços ou produtos, mas também para aquelas que pretendem iniciar um percurso nos mercados internacionais. Novos sectores e produtos nascem e posicionam-se nas esferas da internacionalização fazendo alavancar o índice de exportações do País, caso do Desporto.
O Portugal Exportador apoia os empresários nacionais a transformar este desafio actual e global num caso de sucesso. Num só dia e num só local, o Portugal Exportador, para além de estimular a internacionalização das empresas portuguesas, essencialmente as PME, dá a conhecer novas ferramentas, contribuindo para capacitar e reforçar as suas competências, num mundo em permanente mudança. Entre os vários oradores Luís Marques Mendes e Luís Amado são alguns dos convidados a debaterem assuntos como ‘Geoestratégia – As Grandes Questões’.
O vice-presidente da Confederação do Desporto em Portugal, Ilídio Trindade, o director de Marketing do Comité Olímpico de Portugal, Pedro Sequeira Ribeiro, Alexandre Andrade, da Deloitte, abordarão o tema ‘Desporto: um negócio exportador’, com testemunhos de empresários deste cluster tão acarinhado por tantas culturas mundiais. ‘Programas de Financiamento e apoio ao Desenvolvimento da Indústria do Desporto’, ‘Indústria do Desporto: Desafios para Portugal’, ‘Desporto e Imagem de Portugal nos Mercados Internacionais’ apoiarão os participantes a interiorizar este sector emergente, nas suas mais variadas vertentes, que, segundo dados do INE no âmbito da Conta Satélite do Desporto, representou 1,2% do VAB e 1,4% do emprego no triénio - 2010 – 2012.
Foto: CCL