O ministro da Economia, António Pires de Lima, encontra-se em São Paulo numa missão com o duplo objectivo: mostrar a importância de Portugal como ponte para a Europa e promover as exportações das empresas portuguesas.

O ministro da Economia explicou que “o objectivo da viagem é posicionar Portugal de forma ainda mais forte como porta de entrada para o investimento brasileiro na Europa” e mostrar que é um “país atractivo para o investimento brasileiro”. Até porque, como referiu, “existe um apetite crescente por parte de investidores brasileiros em Portugal, tanto investidores ao nível do turismo e do imobiliário, como de grandes empresas brasileiras que estão a tomar posições e a investir fortemente em Portugal”.

O apoio ao aumento das exportações ou à actividade que as empresas portuguesas já tenham no Brasil é outra das metas desta missão. Pires de Lima salientou “o crescimento substancial” das exportações portuguesas para o Brasil nos últimos quatro/cinco anos, explicando que “temos uma balança comercial muito positiva com o Brasil neste momento, devido fundamentalmente à balança dos serviços”.

Como o ministro afirmou: “Exportamos viagens, turismo e bens, como os produtos alimentares. É preciso reforçar este apoio aqui no Brasil. Creio que se se mantiver este esforço de apoiar as exportações e esta tendência dos primeiros meses de 2014, no final do ano vamos ter mesmo uma balança positiva, não só de serviços, mas também de bens”.

As exportações para o Brasil de bens e serviços totalizam dois mil milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros são relativos a bens, o que para um mercado como aquele “revela que há imenso para conquistar”, acrescenta.

Esta missão, que terá duração de três dias, conta também com a participação do secretário de Estado adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e do presidente da AICEP, Miguel Frasquilho. Da agenda fazem parte reuniões com a Embraer, InterCement, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Caixa Geral de Depósitos do Brasil, o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), investidores e empresários.

É claro que, por ocasião desta missão, a comitiva portuguesa irá assistir ao encontro futebolístico entre Portugal e a Alemanha, no âmbito do Mundial de Futebol 2014, que decorrerá no Consulado Geral em São Paulo.

Foto: Ana Paula Hirama