A metalúrgica Levira, fabricante português de mobiliário de escritório, vai exportar para a Colômbia mais de oito milhões de equipamentos nos próximos seis meses. Este acordo foi estabelecido com o a Solinoff, líder colombiano do sector.
O acordo, que inclui um cruzamento de participações de 30% do capital de cada uma das empresas, prevê ainda que a empresa colombiana passe a distribuir na Colômbia e nos países vizinhos toda a produção da nova fábrica que a Levira vai inaugurar em Março nos arredores de Bogotá.
O acordo foi formalizado esta semana em Lisboa entre o português João Gama Leão, presidente do grupo Prebuild - dono da Levira - e Guillermo Flores, fundador e líder da Solinoff. Além do mobiliário de escritório a empresa colombiana vai comercializar igualmente diversos produtos de estanteria fabricados pela Kind, outra unidade do grupo Prebuild.
Fundada há 25 anos, a Solinoff é líder do sector na Colômbia e tem registado índices de crescimento invulgares de 12% em 2012 e de 20% em 2013, graças à qualidade e inovação que apresenta no mercado colombiano.
A nova fábrica da Levira-Colômbia está integrada no complexo fabril que a Prebuild se prepara para inaugurar no primeiro trimestre de 2015 nos arredores de Bogotá e será a maior e tecnologicamente mais avançada do sector na América do Sul.
Durante uma visita que fez a várias unidades industriais do grupo português, Guillermo Flores justificou o acordo com a necessidade de aproveitar o know-how da Levira e o elevado crescimento que a economia colombiana regista de forma consistente. “Ao constatarmos que ia chegar à Colômbia um operador de grande peso, considerámos que o melhor era estabelecermos uma parceria, em vez de entrarmos numa competição que só iria destruir valor para todos. A Solinoff conhece o mercado, sabe como e a quem vender, e a Prebuild também beneficia, pois vai assim ganhar muitos anos na entrada na Colômbia” – sublinhou Flores, que estimou em 16 milhões de euros o resultado do primeiro ano de colaboração.
Sobre o acordo agora firmado, João Gama Leão salientou que “o que a Prebuild está a instalar na Colômbia não existe no país” e que graças a esta parceria “vamos poder ser muito competitivos, em qualidade, preço e design”.
Adquirida pelo Grupo Prebuild em 2011, a Levira é a maior e mais robotizada empresa portuguesa de mobiliário de escritório, ocupando a área fabril mais de dois hectares (20 mil metros quadrados). Nos últimos dois anos passou por uma profunda reorganização com vista ao reequilíbrio financeiro, contrariando a crise europeia com a aposta em novos mercados, nomeadamente na América Latina e em Africa.
A empresa possui já certificações em Qualidade, em Ambiente, em Responsabilidade Florestal e Ecodesign.