A aposta no crescimento da Sonae Sierra passa pela presença nos mercados emergentes e pela aposta crescente na prestação do serviço. América Latina, Norte de África e Oriente estão nos seus horizontes.
A actividade da Sonae Sierra - que tem participação directa em 47 centros comerciais, sendo gestora de mais de 70 - está fortemente concentrada na Europa e no Brasil, mas a empresa tem vindo a diversificar a sua presença a nível mundial.
A América Latina é uma das regiões onde está apostada em crescer, passando também pelo reforço da presença no Brasil, mas também na Colômbia, onde em breve poderá haver novidades a nível do investimento na promoção de centros comerciais. A Sonae Sierra está a olhar atentamente para outros mercados como o Peru, Equador e México.
No Norte de África, na Argélia e em Marrocos, a aposta actual continua a ser a prestação de serviços na gestão e comercialização de centros comerciais de terceiros. Uma actividade que se estende também à Líbia e à Argélia. Contudo poderá haver em breve novidades a nível de investimento, especialmente em Marrocos.
Na Europa de Leste a aposta passa maioritariamente pela gestão de centros comerciais, tendo já actividade na Rússia, Eslovénia e Croácia.
Na China, a Sonae Sierra mantém uma equipa, mas admite que as suas expectativas, que assume ser grandes, passam apenas pela prestação de serviços, passando sempre por encontrar um parceiro local.
Foto: Cidade de Bogotá, Colômbia