O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, apresentou hoje as oportunidades de investimento no município a empresários em Macau. Entre os projectos na cidade do Porto destacou as indústrias criativas, o turismo, o imobiliário, entre outras áreas.

Depois da visita à cidade chinesa de Shenzhen, onde assinou um acordo de cooperação, Rui Moreira afirmou à margem do seminário realizado no Consulado Geral de Portugal em Macau, ter “óptimas expetativas” sobre a visita a Macau.

O autarca declarou que “o governo de Macau convidou-nos e é uma oportunidade para nós. Temos uma geminação com Macau desde 1997 que nunca foi devidamente explorada e era altura de vir cá”. Geminação esta que, segundo o edil, pode ser melhorada, sobretudo no âmbito das políticas públicas.

Rui Moreira referiu que “temos vindo a trocar impressões sobre questões de reabilitação urbana, ambiente, água e infra-estruturas”, a par das potencialidades na vertente cultural que podem ser melhor aproveitadas “em termos de crescimento e desenvolvimento conjunto”. Acrescentando que o Porto tem “uma série de empresas start-up ligadas às universidades, que podem fazer o seu caminho em Macau”.

O presidente da câmara da Invicta afirmou ainda que foram feitos convites ao chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, e ao presidente do Município de Shenzhen, Xu Qin, para visitarem a cidade do Porto, o que poderá acontecer “na próxima Primavera”.