O Global Real Estate Sustainability Benchmark (GRESB) atribuiu à Sonae Sierra o 3º lugar no sector de retalho europeu e a 5ª posição no global das empresas europeias. Desta forma, a empresa melhorou a sua classificação face a 2013.

A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, melhorou a sua classificação face ao ano anterior segundo o benchmarking GRESB, uma organização internacional que avalia e compara as melhores práticas de sustentabilidade das empresas ou fundos do sector imobiliário a nível mundial.

Com base nesta avaliação, a Sonae Sierra alcançou este ano o 3º lugar entre os seus pares do sector de retalho na Europa e atingiu a 5ª posição no global das empresas europeias. Em termos globais, a Sonae Sierra assume este ano a 18ª posição, o que representa uma melhoria significativa face aos resultados alcançados no ano anterior. Adicionalmente, a empresa atingiu ainda este ano a 4ª posição do ranking das empresas não cotadas na Europa e manteve a designação de “Green Star”, decorrente da sua política de gestão e implementação de práticas de sustentabilidade.

Em termos de desempenho nas diferentes categorias de avaliação, a Sonae Sierra destaca-se em 2014 por uma melhoria em todos os índices (“Management”, “Risks & Opportunities”, “Monitoring & EMS”, “Performance Indicators”, “Building Certification & Benchmarking”, “Stakeholder Engagement” e “New Construction & Major Renovations”), à excepção de “Policy & Disclosure” que manteve os 100% atingidos em 2013.

Para Elsa Monteiro, directora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, “o resultado deste benchmarking é o reconhecimento da estratégia de sustentabilidade que temos vindo a adoptar e a aperfeiçoar ao longo do tempo e do seu impacto real no nosso negócio e no desempenho dos nossos centros comerciais. É com enorme satisfação que vemos as nossas práticas serem reconhecidas entre as melhores a nível europeu e mundial”.

O GRESB é uma iniciativa lançada por alguns dos maiores investidores institucionais a nível mundial, líderes académicos e membros proeminentes do ramo imobiliário. Esta entidade tem como missão melhorar e proteger o valor accionista, avaliando e melhorando as melhores práticas de sustentabilidade no sector imobiliário a nível mundial. Refira-se que o GRESB celebra em 2014 cinco anos de actividade, e conta actualmente com 130 membros. Este ano, mais de 637 empresas cotadas no ramo imobiliário e fundos de investimento imobiliário de capital privado submeteram dados para este benchmarking anual.