A Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP) iniciou um ‘road show’ mundial com o intuito de “promover as oportunidades de investimento” no nosso País. A operação da China passou por Xangai e Pequim onde se afirmou definitivamente que Portugal “está no radar dos investidores chineses”.
Numa operação iniciada na semana passada em Xangai e concluída hoje em Pequim, duas cidades onde a AICEP tem delegações, um dos administradores desta entidade, Luís Castro Henrique, declarou à agência Lusa, que “há um grande trabalho a fazer para angariar investimentos”.
Ainda assim, considera que o nosso País beneficia de uma “relação única com a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)” e do facto de estar integrado na União Europeia. Salientando que “investir em Portugal é uma oportunidade para chegar a 700 milhões de consumidores”.
Relativamente aos investidores chineses, Luís Castro Henrique afirma que “alguns já têm relações com Portugal e a Europa, e outros têm interesse em investir em Portugal”, o que é certo, acrescenta, é que “Portugal está no radar de muitos investidores chineses”. A comprovar esta realidade está o facto de haver “cada vez mais relações económicas com a China e um comportamento muito positivo das nossas exportações”, concluiu.
O ‘road show’ mundial da AICEP vai chegar, ainda este ano, ao Brasil e aos Estados Unidos da América.