As empresas Bosch, Daimler e car2go estabeleceram uma parceria de desenvolvimento do projecto-piloto de estacionamento autónomo em parques de estacionamento automóvel. O mesmo permite “Valet parking” através do smartphone.

E se, num futuro próximo, os carros conseguissem encontrar sozinhos um lugar de estacionamento numa garagem e regressassem sozinhos para as mãos do condutor através de uma aplicação de smartphone? Este é o grande objectivo do projecto-piloto partilhado entre a Bosch, a Daimler e a car2go, que surge no âmbito do acordo assinado no passado dia 8 de Junho de 2015.

O procedimento de estacionamento que existe actualmente será totalmente revolucionado: o condutor nunca mais vai ter que estacionar e procurar a sua viatura; o próprio carro procura sozinho um lugar de estacionamento livre e regressa sozinho para as mãos do condutor. O estacionamento autónomo só é possível graças a uma infra-estrutura inteligente colocada no local de estacionamento e na própria unidade de controlo do veículo da Bosch, em conjunto com a mais recente geração de sensores internos da Mercedes-Benz e com a experiência da car2go na área da partilha de viaturas. Tudo isto vai permitir o exercício de manobras automatizadas em parques ou garagens de estacionamento devidamente equipadas, num futuro próximo.

“Os nossos clientes estão sempre no centro de todo o nosso trabalho, atenção e estratégia. No futuro, até mesmo os seus carros irão ter com eles”, explica Thomas Weber, membro da direcção do conselho de administração da Daimler AG, e responsável pelo Grupo de Investigação & Desenvolvimento de carros da Mercedes-Benz. “Em colaboração com o nosso parceiro Bosch e com o nosso serviço de mobilidade car2go estamos a desenvolver e a testar uma solução que tem por base uma infra-estrutura que permite um serviço completo e automatizado de “valet parking”. Para nós, este é mais um passo em direcção à condução autónoma ou, como neste caso, em direção ao estacionamento autónomo”.

“O estacionamento totalmente autónomo estará preparado para produção em massa antes da condução totalmente automatizada”, disse Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Bosch. “A velocidade de condução reduzida e a informação que existe sobre a infra-estrutura do parqueamento permite uma implementação mais rápida”.

O cenário é bastante simples: O smartphone é utilizado para alugar uma viatura através do serviço car2go. Assim que o cliente chegar à zona de recolha do automóvel no parque de estacionamento, o carro irá ter consigo de forma totalmente independente, pronto para seguir viagem. A devolução do carro é igualmente muito confortável. O cliente estaciona o carro na zona de entrega da garagem ou parque de estacionamento e devolve o carro através do seu smartphone. O sistema inteligente integrado no local de parqueamento regista a viatura, liga-a e direcciona-a para o respectivo lugar de estacionamento.

A Bosch está a desenvolver toda a infra-estrutura necessária para o parque de estacionamento automóvel, incluindo os sensores de ocupação em cada lugar de estacionamento, as câmaras e a tecnologia de comunicação. Além disto, a Bosch ficará também responsável por toda a unidade de comunicação do veículo que não só controla o processo de estacionamento, como também define, em conjunto com a Daimler, a interface com os componentes existentes no veículo. A Daimler vai ajustar o sistema de sensores e o software nos veículos da car2go e permitir futuras inovações no seu modelo de partilha de carros.