A oferta de turismo residencial de Portugal está a partir de agora acessível num dos maiores mercados do mundo, a China, com o lançamento da versão em mandarim do portal livinginportugal.com - canal informativo de referência para cidadãos estrangeiros com interesse em adquirir casa em Portugal.
Com esta nova funcionalidade, o País promove o que de melhor existe na Europa e no mundo ao nível deste produto turístico junto de um dos principais mercados emergentes, chegando a um potencial superior a mil milhões de pessoas, mais de 500 milhões dos quais são já hoje utilizadores da internet.
O mercado chinês tem, aliás, vindo a destacar-se nos últimos meses na procura por Portugal como país para residência e investimento, liderando o número de autorizações emitidas para este fim (“golden visa”) e tendo o sector imobiliário (turismo residencial) como principal motivação.
Nos primeiros oito meses de actividade – e ainda antes da entrada em funcionamento da versão em mandarim - o mercado chinês já ocupava o 15º lugar em visitas geradas no livinginportugal.com. No total, este canal recebeu, até à data, mais de 84 mil visitantes de 199 países/regiões, sobretudo de França, Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Brasil, Canadá, Rússia, Holanda e Itália.
Além do mandarim, este canal está disponível em mais seis idiomas - português, inglês, alemão, francês, russo e árabe -, bem como na versão mobile, lançada em agosto: m.livinginportugal.com. Cerca de 30% do tráfego é oriundo do portal de promoção turística externa visitportugal.com, o que evidencia a complementaridade entre estes dois meios para a promoção da oferta turística de Portugal no estrangeiro, enquanto 20% dos utilizadores chegam ao Portal por pesquisa directa e específica deste canal de comunicação.
O mercado chinês vem evidenciando nos últimos anos um comportamento positivo na procura pelos destinos europeus. No ano passado, Portugal recebeu mais de 53 mil hóspedes oriundos da China, que geraram 101 mil dormidas na hotelaria nacional (+35% do que em 2011).
O livinginportugal.com foi lançado em finais de Janeiro de 2013, disponibilizando informação actual e fidedigna produzida pelos organismos oficiais parceiros - Ministério das Finanças, através da Autoridade Tributária, Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da AICEP Portugal Global, E.P.E. e Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Ministério da Administração Interna, através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) e Associação Portuguesa de Resorts (APR).
Desde o arranque do portal, foram respondidas mais de 300 questões de utilizadores sobre mecanismos de publicitação, fiscalidade, vistos de entrada, vistos de residência e assuntos relacionados com compra de casa. Actualmente, além de informação relevante para viver e comprar casa em Portugal, o portal dá visibilidade à oferta de cerca de 30 empreendimentos localizados na generalidade das regiões do País.
TP
Foto: Martinhal Beach Resort & Hotel