A JLL acaba de apresentar a RED - Real Estate Data. Trata-se da primeira plataforma analítica de imobiliário corporativo com dados escalonáveis e aberta.

A RED reúne os dados mais relevantes em termos de governança, gestão de conhecimento, business inteligence e análise avançada, os quais são suportados por tecnologia de ponta e ferramentas capazes de melhorar drasticamente o processo de decisão no imobiliário. A plataforma foi desenhada para combinar dados CRE (Corporate Real Estate) com dados relevantes para a actividade relativos às vendas, força de trabalho, finanças, economia entre outros, de modo a oferecer uma visão holística da actividade corporativa e do ambiente macro-económico. A sua arquitectura aberta permite a uma empresa a integração de dados oriundos de praticamente qualquer fonte e uma rápida visualização dos resultados através de um painel interactivo, oferecendo maior visibilidade e, fundamentalmente, ideias práticas para melhorar a eficiência operacional.

 

Os executivos do imobiliário corporativo são cada vez mais pressionados para acrescentar valor quantificável às suas empresas. De acordo com o inquérito e relatório bienal da JLL, 2015 Global Corporate Real Estate, 77% dos executivos do imobiliário corporativo dizem que a gestão de despesas operacionais é uma prioridade dos líderes e executivos de topo, e 61% referem existir pressão para melhorar a produtividade dos seus activos imobiliários.

“O imobiliário corporativo (CRE) está no top três dos custos das empresas, e a RED permite às equipas de CRE responder às questões mais complexas sobre a produtividade do negócio através de uma perspectiva simplificada e integrada”, explica Vincent Lottefier, Global Director e CEO da Corporate Solutions, EMEA. Acrescentando que “trata-se de capacitar e dotar os clientes com conhecimento em tempo real, para que possam ser mais céleres e melhor preparados para reagir rapidamente às constantes mudanças no imobiliário corporativo e às pressões do negócio”.

Exclusivamente disponível para os clientes corporativos da JLL, a RED tem por base a mesma tecnologia de ponta utilizada por bancos, empresas de telecomunicações e outras indústrias para automatizar e gerir grandes volumes de dados com origem em diversas fontes.

A plataforma RED pode auxiliar em decisões imobiliárias e empresariais, nomeadamente planear consolidações pós-fusão e criar análises de custo-benefício tendo em conta diferentes cenários de expansão, tais como deslocalização versus renovação ou expansão. Esta capacidade de previsão baseia-se não só em dados imobiliários, mas também em elementos como as despesas e disponibilidade de pessoal, factores de qualidade de vida, preferências dos colaboradores, entre outros. Permite também identificar as tendências de utilização de energia nos portefólios; analisar as condições e o término dos contratos de arrendamento nos vários mercados; e determinar quais as localizações corporativas mais produtivas em detrimento de outras.

Refira-se que a RED foi concebida para ser tecnologicamente ágil, flexível e à medida de cada cliente, de modo a funcionar em perfeitas condições em várias plataformas para otimizar o desempenho. “Construímos esta plataforma com e para os nossos clientes,” explica Chris Zissis, EMEA Chief Information Officer na JLL, e “quisemos proporcionar-lhes a única plataforma que integra e relaciona dados para a indústria imobiliária, sem que os nossos clientes tenham de fazer grandes investimentos em novas tecnologias ou realizar longos processos de planeamento e implementação de recursos empresariais. Esta não é apenas uma nova ferramenta tecnológica, completamente integrada no nosso plano e liderada por especialistas de renome mundial; isto irá mudar a forma como apoiamos os nossos clientes, ajudando-os a criar valor para os seus imóveis através do uso de dados e conhecimento”.

Lottefier disse ainda que “queremos facilitar aos nossos clientes a tomada de decisões mais solidificadas e fazê-lo onde e quando eles precisam. Com a RED, os executivos podem aceder aos dados no terreno e em tempo real, através dos seus dispositivos móveis, a partir das suas secretárias ou em qualquer outro lugar. O mundo está a mudar rapidamente e nós queremos que os nossos clientes estejam preparados”.

 

Líder no outsourcing imobiliário, a área de Corporate Solutions da JLL auxilia empresas e instituições públicas a melhorar a sua produtividade em termos de custos, eficiência e desempenho dos seus portefólios imobiliários nacionais, regionais ou globais, criando parcerias de outsourcing para gerir e desenvolver um conjunto de serviços imobiliários corporativos. Esta capacidade de prestação de serviços ajuda as entidades a melhorar o seu desempenho, sobretudo quando as empresas recorrem ao outsourcing da sua atividade imobiliária como forma de gerir despesas e aumentar os lucros.