A presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção, Rita Moura, foi eleita para membro do Steering Committee da ECTP – European Construction Technology Platform durante a Assembleia Geral daquele organismo, que decorreu em Bruxelas.

Nesta Assembleia Geral realizou-se a eleição do Presidente (Emmanuel Forest) e do Tesoureiro (Ilari Aho), além da nomeação dos membros do Steering Committee.

De acordo com o regulamento interno desta associação, o Steering Committee é composto por 30 membros, dos quais 15 representam a Indústria (categoria A), oito representam Organizações de Investigação (categoria B), quatro representam PME’s (categoria C) e os restantes três representam Outras Organizações (categoria D). É precisamente nesta categoria D que se insere a nomeação da presidente da PTPC e o seu mandato será de dois anos.

A Plataforma Tecnológica Europeia da Construção (ECTP – European Construction Technology Platform) foi criada em 2004 com o objectivo de definir uma estratégia de crescimento para a Europa, potenciando o aumento da competitividade e sustentabilidade do sector da construção. Conta actualmente com cerca de 130 membros oriundos de um conjunto de organizações interessadas, incluindo, empresas de construção e de materiais de construção, fabricantes de equipamentos, designers, arquitectos e engenheiros, prestadores de serviços e de tecnologia, centros de pesquisa e universidades, cidades e regiões e instituições financeiras.

Desde o início que a ECTP tem vindo a promover a criação de uma rede de plataformas nacionais como é o caso da nacional PTPC que, através de uma participação coordenada das empresas do sector, têm aqui uma oportunidade de integrar uma rede europeia de conhecimento, informação e influência, que lhes permite identificar oportunidades e obstáculos ao desenvolvimento do sector.

A PTPC integra a ECTP, mantendo acções de cooperação de âmbito técnico bem como desenvolvendo colaborações em diversos projectos, de que são exemplo o projecto Contractual Public-Private Partnership (cPPP) no âmbito da investigação e desenvolvimento, financiado pelo programa Horizon 2020 “Energy-efficient Buildings”, o projecto ReFINE – Research for Future Infrastructure Networks in Europe ou a participação na rede de plataformas tecnológicas nacionais – NTP Network.

Foto: Anabela Loureiro