Até ao dia 6 de Novembro de 2015 vai decorrer o Mondial du Batimênt no Parque de Exposições Paris Nord Villepinte, em Paris, França. A Magazine Imobiliário encontra-se no local e, pelo que até ao momento observou, dado a dimensão da feira em termos de expositores e visitantes, além da forte presença das empresas portuguesas, está a ser um certame de sucesso.

Esta feira da Construção e Arquitectura internacional, que ocorre de dois em dois anos, juntou na edição de 2015 as suas três principais feiras deste sector: BATIMAT, IDEOBAIN e INTERCLIMA+ELEC. Por isso mesmo, deixou de se chamar simplesmente Batimat para se passar a designar Mondial du Batimênt uma vez que passou a adquirir uma visão mais globalizante, sustentada e integrada.

Na última edição realizada em Paris, deslocaram-se a este evento 350 mil visitantes, tendo contado com 2.600 expositores. À primeira vista, tudo indica a fasquia será ultrapassada este ano.

Esta é seguramente uma das feiras internacionais onde a participação portuguesa se manifesta com mais força. Cerca de 40 empresas portuguesas deslocaram-se ao parque de exposições parisiense, onde participam com os sectores da marcenaria, da serralharia, de acessórios de interior e exterior, da actividade da pedra e do mármore, do ar condicionado, sistemas de aquecimento e ventilação, das madeiras, equipamentos de demolição, entre outras.

Recorde-se que a empresa Technal encontra-se neste certame a apresentar, entre outros, um sistema patenteado e pioneiro na optimização acústica que foi distinguido com uma Medalha de Prata no Concurso da Inovação desta feira.

De acordo com a organização, Portugal ocupa o oitavo lugar no ranking dos visitantes internacionais, estando no topo da lista países como a Tunísia, Marrocos, Bélgica, Itália, Argélia e Espanha, sendo que a Rússia e o Brasil surgem após o nosso País.

Se algumas empresas vão estar presentes pela primeira vez neste evento, outras são já repetentes, pois, como a organização referiu “as empresas portuguesas da área da construção são fiéis ao evento e regressam para se mostrar”.

O evento conta ainda com um programa de 200 conferências, ateliês de exposições e espaços de demonstrações.