O Grupo Cosentino adquiriu por 11 milhões dólares (10,3 milhões de euros) os activos de distribuição da empresa Maple Terrazzo Inc., até então parceiro de distribuição da multinacional no Canadá.

Assim, o Grupo Cosentino reforça a sua aposta neste mercado, onde em apenas dois anos desde a sua criação adquiriu quatro centros e um Cosentino City. Ao adquirir os activos mencionados, o investimento total da empresa no Canadá atinge cerca de 22.1 milhões de dólares (quase 20 milhões de euros).

Destaque para o facto de que o Canadá foi um dos primeiros países fora de Espanha onde foi introduzida a Silestone, marca de superfícies de quartzo, que este ano celebra o seu 25º aniversário após a sua criação em 1990. O Grupo Cosentino tendo vindo a operar comercialmente neste país do continente americano há mais de 10 anos através de distribuidores e parceiros locais.

O projecto de implementação própria da Cosentino arrancou em 2014 com o primeiro Center em Calgary, seguindo-se este ano com a abertura de dois novos centros em Vancouver e Montreal. Os Cosentino Centers são inovadoras plataformas abrangentes de distribuição e serviço e englobam as funções de armazenamento, showroom de produto, marca e rede comercial. Actualmente a companhia conta com mais de 100 instalações deste tipo em todo o mundo.

No que diz respeito aos activos adquiridos à Maple Terrazzo Inc., estes envolvem a inclusão de um novo centro e um Cosentino City, ambos localizados em Toronto, a capital económica do Canadá. Isto demonstra o compromisso da Cosentino em continuar a apostar na expansão internacional como parte da estratégia do Grupo de diversificação geográfica da sua rede de distribuição.

Esta empresa espanhola com presença em Portugal visa aumentar, a curto e médio prazo, a aposta no Canadá com novos investimentos e inaugurações. Assim, no início de 2016 será levada a cabo a abertura de um segundo City em Montreal. O objectivo da empresa é duplicar as vendas actuais neste mercado até 2018. Paralelamente, a Cosentino, que actualmente possui mais de 40 colaboradores neste país, estima alcançar os 85 funcionários no final de 2018.

Esta notícia foi anunciada depois de uma reunião realizada na sede da Embaixada Canadiana em Madrid onde estiveram presentes Jon Allen, Embaixador do Canadá em Espanha, e Eduardo Martínez-Cosentino Alfonso, director Comercial do Grupo Cosentino e CEO da Cosentino North America.

Segundo Eduardo Martínez-Cosentino, “o Canadá desempenha um papel fundamental para a estratégia de expansão da nossa empresa na América do Norte. Com as instalações em Calgary, Montreal, Vancouver, e actualmente em Toronto, estamos em condições de satisfazer as necessidades dos nossos clientes. E tudo isso com a qualidade de serviço da Cosentino, que oferece uma ampla gama de produtos, novas ferramentas de design e especialistas nas respectivas áreas locais”.

Para Jon Allen, Embaixador do Canadá em Espanha, “a Cosentino integra um número crescente de empresas espanholas que confia no Canadá como destino para investir na América do Norte. O Canadá é um país aberto ao mundo e oferece importantes incentivos para as empresas estrangeiras que estejam a desenvolver o seu negócio no país”.

O Canadá é uma das nações mais ricas do mundo, com um elevado rendimento per capita, é membro da OCDE e do G8, entre outras instituições internacionais, e está classificado por diferentes rankings internacionais como um dos países que reúnem as melhores condições para fazer negócios e investimentos.

Para Francisco Martínez-Cosentino, presidente do Grupo Cosentino, “o Canadá é um destino de alto valor para investir, com um mercado de grande potencial de crescimento nos nossos sectores de interesse. Para a Cosentino, a implementação progressiva e o crescimento nestes países é uma extensão natural após alcançar a liderança nos EUA”.