A Bosch está a fazer progressos no que toca à protecção do clima. As medidas de eficiência incrementadas levam já à redução de emissões de CO2 em 20% e a poupanças de cerca de 530 milhões de euros.

Desde 2007, a empresa conseguiu reduzir a emissão de C02 relacionada com o valor acrescentado em mais de 20% graças à adopção de várias medidas de poupança de energia, como o recurso a tecnologias de produção amigas do ambiente e à instalação de tecnologia de aquecimento eficiente nos edifícios.

“A conservação dos recursos e a redução de CO2 fazem parte da nossa responsabilidade social enquanto empresários. Através da utilização de tecnologia de poupança de energia inteligente, a indústria pode dar um contributo significativo para a proteção do clima”, disse Werner Struth, membro do conselho de administração da Bosch responsável pela proteção ambiental.

As medidas que visam a poupança de energia serão expandidas no futuro. Contudo, a eficiência energética não só beneficia a sociedade e o ambiente, mas é também um factor determinante para as empresas alcançarem vantagens competitivas, segundo Struth. Para a Bosch, o baixo consumo de energia já está a ser vantajoso financeiramente. Entre 2007 e 2014, a empresa poupou cerca de 350 milhões de euros em custos energéticos através das medidas adotadas internamente.

A Bosch implementou também diversos projetos que visam fornecer-se com energias renováveis. Por exemplo, actualmente uma instalação hidroeléctrica moderna fornece energia à unidade fabril de Blaichach, na Alemanha. Esta unidade produz cerca de três quartos da energia de que necessita. Em várias localizações da Bosch, coordenadores especializados em CO2 procuram formas de poupar energia. Estes especialistas e a suas equipas analisam, por exemplo, o consumo de energia nas fábricas. A informação recolhida permite a redução do consumo de electricidade e de calor com medidas simples como o desligar de pontos de consumo que não estejam a ser utilizados. A Bosch também fornece muitas das suas soluções para mais eficiência energética a clientes industriais, que chegam a atingir poupanças de energia da ordem dos 30%.