De acordo com a consultora Worx, a economia na Holanda regista uma performance positiva em 2015 com um crescimento de 2% neste ano e com uma taxa de desemprego actualmente abaixo dos 7%, valores que a cidade de Amesterdão acompanha.

No mercado imobiliário comercial, nomeadamente no sector de escritórios a estabilidade é uma constante em 2015 e algo que se regista desde 2012 pois não se verificam oscilações a nível da ocupação de escritórios, situação que não afecta negativamente o emprego pois este regista um aumento contínuo desde 2013.

A Worx refere que é de registar é deslocação das empresas que ocupam grandes áreas para zonas menos centrais onde usufruem de preços de uma melhor relação de preço/m2 de modo conseguirem uma boa redução de custos.

Outra situação que não se espelha nas restantes cidades europeias é a diminuição da ‘vacancy rate’ que em teoria tem como consequência direta o aumento das rendas, neste caso este fenómeno não se verifica pois o declínio da desocupação é resultado da saída de alguns ativos desocupados do mercado e que são alvo de reabilitação ou modificações para outros fins.

Os valores mais competitivos verificam-se em zonas secundárias como Teleport ou Sloterdijk que são óptimas oportunidades para as empresas e tendencialmente se afastarão mais do centro de Amesterdão e deslocarão as suas instalações para estas zonas.

O volume do mercado de investimentos continua a registar valores que rondam os 1.3 mil milhões de euros e os activos mais em voga são escritórios de grandes dimensões. Os investidores estrangeiros continuam a apontar baterias a Amesterdão, agora com um aumento do número de investidores asiáticos a potenciar a competitividade no mercado e onde se verifica um aumento da actividade em Roterdão que apresenta melhores preços e um potencial de crescimento maior.

2015 revelou-se positivo a acompanhar 2014 que foi o melhor ano desde os tempos de crise, muito graças a operações de portfólio nomeadamente do sector de Retalho e Logística. Os activos Prime, sempre alvo de uma enorme competitividade continuam a ser alvo dos investidores e nos escritórios prime verifica-se uma compressão das yields atingindo a números abaixo dos 5,1%.

Foto: "Amsterdam Cityscape" por Swimmerguy269 - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amsterdam_Cityscape.jpg#/media/File:Amsterdam_Cityscape.jpg