A Organização Mundial do Turismo (OMT) revelou que o turismo mundial bateu um novo recorde ao atingir os 1.184 milhões de viajantes internacionais em 2015. Este valor representa um aumento de 4,4% comparativamente a 2014.

De acordo com os dados divulgados pela OMT, 2015 teve, pelo sexto ano consecutivo, um crescimento superior à média, uma vez que o indicador das chegadas internacionais tem vindo a registar, desde 2010 e a cada ano que passa, um aumento de valor igual ou superior a 4%.

Outro indicador relevante prende-se com as chegadas dos turistas internacionais nos países desenvolvidos que tiveram um aumento na ordem dos 5% e que ultrapassou as nações emergentes (4%). Tal ficou a dever-se aos resultados obtidos pela Europa que se cifraram nos 5%.

Em termos de mercados emissores de turistas, a China continua a liderar, tendo desde 2004 sido responsável por um aumento das despesas na ordem dos dois dígitos, ultrapassando assim o Japão, Tailândia, Estados Unidos da América, entre vérios destinos da Europa.

Em conferência de imprensa, o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, considerou estes valores muito importantes ainda mais porque surgem no período pós-crise económica.

Foto: Anabela Loureiro