O mercado de investimento imobiliário da Europa ocidental atingiu novo máximo histórico em 2015 com 96 mil milhões de euros, revela o estudo do BNP Paribas Real Estate divulgado pela Worx, first provider da empresa em Portugal.

De acordo com este estudo sobre o mercado de investimento da Europa Ocidental, dos 14 países alvo deste estudo, todos apresentaram performances recordistas e assim contribuíram para um grande dinamismo quando comparado com o ano anterior. O dinamismo demonstrado é representado pelo aumento do volume de investimento de 16% face a 2014.

Houve países em que as suas principais cidades registaram subidas vertiginosas, caso de Milão com um aumento de 265% alcançando assim um recorde com 4.500 milhões de euros. Berlim e Madrid apresentaram igualmente grandes aumentos atingindo volumes anuais de 8.300 milhões e 5600 milhões respetivamente. Londres manteve-se estável em 2015 depois de um ano 2014 forte e inversamente aos outros casos, Amesterdão e Dublin registaram descidas, muito graças aos elevados volumes de 2014.

Segundo a Worx, o bom momento actual do mercado é muito suportado por investidores internacionais, que representam mais de metade (56%) do volume total de investimento em imobiliário comercial. Os investidores europeus representaram 34% do volume, ultrapassando assim a participação hegemónica dos investidores norte-americanos que viram a sua percentagem baixar para 30%, muito graças a uma variação nos seus alvos de investimento.

A compressão nas yields prime de escritórios foi contínua, e até ao final do ano e é expectável a manutenção desta tendência.

As previsões para 2016 são positivas, mas em alguns casos será difícil manter os volumes de investimento a um nível semelhante a 2015. Tal como aconteceu já este ano em algumas cidades que tinham atingido em 2014, o ano seguinte tendencialmente será mais baixo.