A equipa de Global Capital Markets da JLL foi seleccionada pela sueca Alecta - entidade gestora de pensões que é responsável pela gestão de cerca de $85 biliões - para dinamizar a venda de um portefólio global de activos imobiliários de escritórios, retalho, habitação e industrial.

A carteira, com um importante carácter institucional, integra 48 activos nos Estados Unidos da América (EUA) e no Reino Unido, incluindo imóveis de referência e reflectindo uma enorme diversidade em termos de classes, maturidade dos contratos de arrendamento e localização.

O International Director Peter Nicoletti, que está a liderar a equipa da JLL para a venda destes activos, explica que “um portefólio com esta escala, que integra inquilinos de referência e uma diversidade ímpar, dá aos investidores oportunidade de aplicar um volume importante de capital em mercados sólidos nas duas economias mais estáveis do mundo”.

O presidente de Capital Markets para o continente americano da JLL, Steve Collins, acrescenta que, “face à actual instabilidade económica, este portefólio possibilita uma concentração importante de imóveis localizados em mercados de grande resistência e com indicadores muito fortes. Esperamos registar um elevado interesse de investidores de todo o mundo nesta oferta”.

Nos EUA, o portefólio é composto por escritórios, lojas de rua e unidades de comércio de conveniência, propriedades residenciais e industriais localizadas sobretudo na Califórnia, Sudoeste e Nordeste. No Reino Unido, o portefólio inclui industrial, escritórios, grandes armazéns de retalho e comércio de rua, localizados em Londres e nos arredores.

Per Frennberg, Chief Investment Officer da Alecta, anunciou que “as nossas operações internacionais foram muito bem sucedidas no que diz respeito a gerar consistentemente retornos acima da média, mas sempre existiram algumas dificuldades de ordem organizacional nos negócios que agilizámos, os quais dão prioridade a economias de escala na estratégia de investimento”. Acrescentando que “a procura forte que actualmente se sente para imobiliário global é uma boa oportunidade para que possamos avançar mais um passo a caminho da nossa visão de sermos o fundo de pensões mais eficiente do mundo”.

Peter Nicoletti avançou ainda que “a venda de portefólios deverá crescer este ano, à medida que os investidores procuram oportunidades para ter uma presença mundial de forma imediata. Este portefólio dá-lhes a possibilidade única de fazer isso, ao mesmo tempo que conseguem retornos fortes e consistentes, com vantagem sobre os seus concorrentes”.