A OLI, produtor ibérico de autoclismos, constituiu uma nova empresa na Alemanha. O objectivo é crescer, este ano, 30% no mercado alemão que é o terceiro mercado-alvo europeu de exportação da empresa e 15º a nível global.

A filial germânica resulta de um investimento de meio milhão de euros e pretende apoiar o plano de expansão internacional da OLI, intensificando a implementação da marca no mercado alemão e nos mercados vizinhos da Europa de Leste, através de uma maior proximidade com distribuidores e retalhistas especializados.

A sociedade OLI Sanitärsysteme GmbH, sedeada na cidade de Möckmühl, na região de Estugarda, é presidida por António Ricardo Oliveira e coordenada por Rainer Siegmann.

Para competir à escala global e em mercados exigentes e competitivos, como o alemão, a OLI investe continuamente em inovação para criar soluções de banho sustentáveis e inclusivas.

Nos últimos cinco anos, o investimento em Investigação e Desenvolvimento fixou-se em 10 milhões de euros. Actualmente tem 45 patentes activas na Europa. Pelo terceiro ano consecutivo, é a empresa em Portugal com mais pedidos de patentes junto do Instituto Europeu de Patentes.

A OLI exporta 80% da produção para 70 países dos cinco continentes. Em 2015, registou um volume de negócios de 46 milhões de euros que traduz um crescimento de 8% face ao ano anterior. Para 2016, prevê um aumento do volume de vendas na ordem dos 15%.