A ImasD Consult, empresa de consultoria, desenvolvimento e preparação de estruturas metálicas, e uma das empresas do projecto Portugal Steel, da CMM, foi a empresa escolhida para a construção virtual da cimenteira mais elevada do mundo, actualmente em construção na Bolívia.
A convite da Sacyr Industrial, líder do consórcio, a ImasD Consult está a proceder à criação de um modelo de engenharia, preparação e apoio à montagem das estruturas metálicas naquela que vai ser a mais elevada cimenteira do mundo, situada a 4.500 metros de altura, e que implicou um investimento de 180 milhões de euros por parte do governo boliviano.
O papel da ImasD Consult passa por juntar a informação de todas as empresas envolvidas no projecto (arquitectos, engenheiros, entre outros) e juntamente com a Sacyr, criar um modelo BIM de engenharia para a construção da unidade, que já iniciou a sua fase de construção.
De acordo com Nuno Pires, CEO da ImasD Consult, “este projecto foi um desafio para a nossa empresa, quer pela sua dimensão, quer pelo facto de termos sido escolhidos por um parceiro de referência no sector da construção”.
O mesmo responsável refere ainda que “a nossa participação no projecto veio reforçar a nossa presença nos países de América Latina, indo ao encontro dos objectivos definidos por nós. Temos uma noção clara que temos de estar nos mercados externos e acompanhar as necessidades desses países no que respeita à construção. A ImasD tem uma tecnologia e um know-how técnico que nos permite ser competitivos nestes mercados”.
O modelo de engenharia desenhado pela empresa nacional baseia-se na ferramenta BIM Tekla Structures, comercializado em Portugal pela Construsoft, principal fornecedor de software para a Indústria da construção metálica.