Em Outubro deste ano, o primeiro avião de pequeno e médio curso da Lufthansa irá levantar voo com internet de banda larga a bordo. Toda a frota de A320 da Lufthansa deverá ficar esta tecnologia inovadora instalada até meados de 2018.
Já foi atingido um marco fundamental: a Lufthansa Technik é a primeira empresa de manutenção (Maintenance, Repair and Overhaul / MRO) na Europa a receber o Certificado Tipo Suplementar (Supplemental Type Certificate / STC) da EASA para instalar uma antena de banda Ka na família dos A320, ou seja, nos modelos A319, A320 e A321. O STC serve para verificar que as alterações ao avião (no hardware ou no software) estão conforme as especificações estipuladas pela EASA. Essas especificações garantem a navegabilidade aérea permanente do avião.
O primeiro avião foi equipado com essa tecnologia em Junho. Nas próximas semanas, o sistema de bordo será testado para verificar as suas funcionalidades e estabilidade. Os passageiros da Lufthansa deverão poder usar o novo serviço de internet a partir de Outubro. Outras companhias aéreas do Grupo Lufthansa irão também adoptar este sistema no futuro.
O futuro serviço da Lufthansa e do seu parceiro tecnológico Inmarsat baseia-se na versão mais recente da tecnologia de satélite de banda larga (banda Ka) e oferece cobertura ininterrupta e fiável em voos de pequeno e médio curso através da rede Global Xpress da Inmarsat.
Os passageiros poderão aceder à internet usando os seus próprios aparelhos móveis via Wi-Fi. Além da função básica de surf e do email, serão possíveis aplicações mais sofisticadas, incluindo transmissão de vídeo. Numa data futura, os passageiros poderão usar os seus telemóveis para envio e recepção de SMS e para transferência de dados através das suas contas das redes móveis próprias.
Com muitos anos de experiência no sector de modificação de aviões, a Lufthansa Technik é responsável pela instalação de todos os sistemas e componentes assim como pelos trabalhos exigidos para cumprir as regulamentações aeronáuticas e a legislação. Na Europa, esta foi a primeira instalação bem-sucedida envolvendo a rede de comunicações GX e a antena de banda Ka criada pela Honeywell. Para instalar o sistema, foi necessário efectuar modificações eléctricas e estruturais tanto no interior como no exterior da cabina do avião. Todas as modificações foram desenvolvidas e aprovadas pelo departamento de desenvolvimento da Lufthansa Technik, autorizado para o efeito. Os componentes instalados foram integrados na infraestrutura da cabina de uma maneira totalmente invisível para os passageiros e de modo a serem operados facilmente pela tripulação de cabina. Os trabalhos podem ser realizados num máximo de quatro dias ou durante as paragens regulares de manutenção.
A Lufthansa Systems fornece a IT infra-estrutura requerida a bordo do avião. Tal inclui operações de rede assim como o portal inovador FlyNet para passageiros.
A Lufthansa Systems e a Lufthansa Technik acordaram igualmente numa parceria a longo termo com o operador global de satélites Inmarsat de modo a oferecer a bordo uma plataforma de IT moderna e multifuncional com acesso de banda larga à internet ao mercado. Tanto o Grupo Lufthansa como outras companhias aéreas em todo o mundo poderão beneficiar desta forte parceria através de um largo leque de serviços.
A Lufthansa realizou o seu primeiro voo regular do mundo com acesso à internet de banda larga a 15 de Janeiro de 2003. Apear da grande popularidade do serviço entre os passageiros, este serviço tecnicamente fiável teve de ser descontinuado em 2006 porque os satélites da Connexion by Boeing deixaram de efectuar operações comerciais. Em Dezembro de 2010, a Lufthansa voltou a ser a primeira companhia aérea a oferecer acesso de banda larga á internet em voos intercontinentais. Desde Junho de 2015, o FlyNet está disponível em todos os 107 aviões de longo curso da frota da Lufthansa. A Lufthansa opera a maior frota do mundo com ligação à internet.