A Lufthansa passou a disponibilizar voos directos de Frankfurt para São José. Os passageiros testam, assim, as inovações digitais a bordo do voo LH488. O primeiro voo ficou marcado pela conferência ao vivo sobre tendências digitais da Lufthansa, do Instagram, da Mercedes Benz e do Centro de Turismo de São José, Visit San José.
A Lufthansa irá oferecer um novo voo directo para a Califórnia, rumo à cidade de São José que está situada no coração do Vale do Silício, famoso em todo o mundo pelas suas start-ups e pela indústria de alta tecnologia, e diversos fabricantes de automóveis têm também aqui os seus laboratórios de investigação.
A Lufthansa, no voo inaugural, apresentou o FlyingLab - Laboratório Voador -, no qual os passageiros podem testar novas ideias à volta de produtos e serviços. O lema do voo de ida é a ‘Realidade Virtual’, uma área na qual a Lufthansa é líder na indústria da aviação com o seu conteúdo de 360 graus. No voo para a Califórnia, os viajantes podem experimentar o equipamento digital mais recente do parceiro Samsung, tal como os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR ou o tablet Samsung Galaxy Tab S2. Assim, os passageiros podem mergulhar em vídeos de 360 graus durante o voo de 12 horas e experimentar o conteúdo cheio de poderosas imagens.
No voo de regresso, com o lema ‘Bem-estar nos voos noturnos’, os passageiros podem testar o Neuroon, entre outras coisas: esta máscara para dormir com inteligência artificial foi desenhada para ajudar a mudança par um padrão de sono diferente – interessante para os passageiros frequentes com jetlag, por exemplo.
Independentemente do destino, a Lufthansa irá manter o conceito do Laboratório Voador e disponibilizar aos seus passageiros os futuros desenvolvimentos internos e externos – e recolher posteriormente as suas opiniões sobre as inovações e serviços digitais e componentes do produto. Assim, os clientes poderão familiarizar-se com as tecnologias e os produtos mais recentes e experimentá-los ao vivo.
“O objectivo do Laboratório Voador é testar novas coisas rápida e facilmente”, mencionou Reinhold Huber, vice-presidente para Passenger Experience Design & Ancillaries, da Deutsche Lufthansa AG. “Se encontramos um produto excitante, podemos descobrir rapidamente se agrada ao grupo-alvo. Testes muitos longos podem ser contra-producentes”.
A velocidade tem particular importância no mundo digital. “No primeiro Laboratório Voador, estamos a avaliar uma conferência ao vivo”, referiu Torsten Wingenter, director das Inovações Digitais. “Estamos a utilizar o mesmo pensamento ininterrupto que as start-ups usam: testar rapidamente um protótipo e depois decidir celeremente se havemos de introduzir a ideia ou deitá-la fora”. A Lufthansa vai transmitir quatro palestras a bordo para os aparelhos dos passageiros através de live streaming. Cada passageiro pode seguir estas palestras nos seus aparelhos: no telemóvel, no computador portátil ou no tablet. Para tal, os passageiros liga-se através da rede de bordo que transmite as palestras. A Lufthansa Systems desenvolveu uma solução flexível para isto, baseando-se na sua experiência com o BoardConnect em cooperação com a Lufthansa Technik e a Media Event Services, na qual a imagem e a apresentação dos oradores é transmitida num é ecrã dividido: os passageiros podem usar o Wi-Fi para ligar a transmissão através de pontos de acesso sem fios (hotspots).
Pela primeira vez também, os passageiros são convidados a participar em diversos eventos organizados pela Lufthansa. Seja o Museu da Tecnologia em São José, a observação de baleias em Monterrey ou um churrasco do Dia da Independência, a Lufthansa quer celebrar o seu destino mais recente com os seus passageiros e oferecer-lhes eventos inesquecíveis.
Durante a sua estada na Califórnia, os passageiros poderão também testar um serviço muito especial. Com o serviço de concierge de viagens ‘Mission Control’, um produto da Lufthansa Innovation Hub, os passageiros podem receber dicas interessantes sobre São José: desde apoio para alterar as reservas de voos às direcções sobre como chegar a um evento – facilmente através do Messenger do Facebook.
Este voo da Lufthansa para São José é anual e tem uma frequência de cinco vezes por semana. Os passageiros podem escolher viajar em Business, Premium Economy e Economy Class.