A LARUS, empresa portuguesa de mobiliário urbano, foi eleita para preservar centenas de árvores no Dubai, junto ao Burj Al Arab, o edifício símbolo do emirado construído sobre uma ilha artificial. Esta é a primeira exportação da empresa para o Dubai e foi concluída este mês.
Em Albergaria-a-Velha, o gabinete de projecto da LARUS desenvolveu uma grelha de protecção de árvores com o nome ‘Horizon’, fabricada em ferro fundido, para auxiliar a absorção e a respiração necessárias ao desenvolvimento dos diferentes géneros de árvores, assim como à sua protecção.
Estas grelhas apresentam duas versões – ‘square’ e ‘circle’ - e podem ser encontradas ao longo das extensas zonas pedonais de Jumeirah, zona turística por excelência do Dubai.
Pedro Martins Pereira, presidente da LARUS, revela que a entrada no Dubai resulta “da estratégia de internacionalização da empresa focada em mercados com um elevado crescimento económico e exigentes ao nível da qualidade formal e construtiva dos equipamentos. Simultaneamente, estes países têm mostrado uma grande sensibilidade por propostas que respeitem a sua cultura, tendo a LARUS conseguido desenvolver soluções que valorizem a identidade destes locais”.
Nos Emirados Árabes, a LARUS já mobilou Sharjah, capital da Cultura Islâmica, com quiosques, esplanadas e estruturas de ensombramento, e a Cidade Kuwait com a linha de bancos ‘Bench’.
A intervenção em projectos urbanísticos internacionais de referência, como a Medina de Casablanca, em Marrocos, ou a Baía de Luanda, em Angola, e a conquista dos mais importantes prémios internacionais de design, têm contribuído para a afirmação da LARUS como um dos principais players mundiais de desenvolvimento e produção de mobiliário urbano.