O Grupo Cosentino foi distinguido com o Prémio Nacional de Inovação 2016, na categoria de ‘Internacionalização’. Estes prémios vão ser entregues pelo ministério da Economia e Competitividade, através da secretaria de Estado de I+D+i de Espanha.
Atribuídos 1987, os Prémios Nacionais de Inovação e de Design são os mais importantes galardões atribuídos a empresas e profissionais na área do design e da inovação, em todo o território espanhol. Os vencedores são distinguidos também pela sua capacidade de aumentar a competitividade e o rendimento económico, bem como pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. No caso da categoria de inovação, estas distinções visam fomentar a cultura da inovação em Espanha, tanto no âmbito empresarial como no conjunto da sociedade em geral. O Grupo Cosentino foi reconhecido na modalidade de ‘Internacionalização’ que evoluí e valoriza aquelas empresas que foram introduzindo com êxito nos mercados internacionais produtos tecnológicos e inovadores desenvolvidos em Espanha, contribuindo de maneira significativa para que a economia e a inovação espanholas alcancem um melhor posicionamento internacional.
No caso da multinacional almeriense, o jurado desta edição terá destacado: “A sua habilidade de transformação do sector da pedra e pedreiras. Mediante a introdução de processos inovadores e uma forte dose de design, ofereceram produzir uma categoria de produtos inédita a nível mundial”. Salientou também “a sua consolidada expansão internacional baseada num sistema de distribuição e atenção ao único cliente no seu sector, assim como a sua decidida aposta pela I+D+i.
O júri foi presidido este ano pela secretária Geral de Ciência e Inovação, Maria Luísa Poncela, e diferentes personalidades do mundo empresarial e do I+D+i como a Maria Helena Antolin Raybaud, Maria Luisa Castaño Marin, Helena Herrero Çtarkie, Alejandro Legarda Zaragueta, Francisco Marin Garcia ou José Ignacio Nicolás Correa.
A cerimónia de entrega dos primos terá lugar nos próximos meses, em data ainda por determinar, e estará a ser presidida pelos reis de Espanha.