O vidro de alto desempenho da Guardian confere uma dimensão deslumbrante ao ‘La Cité du Vin’, em Bordéus, França. Ao todo foram utilizados 900 painéis em vidro dourado Guardian SunGuard Solar Gold 20 e Guardian UltraClear.

La Cité du Vin, novo centro cultural em Bordéus, é um local único onde os visitantes podem aprender tudo sobre vinho, a sua história e influência na civilização, através de uma variedade de zonas temáticas, exposições e espetáculos multimedia. Um miradouro situado no topo da torre de 55 metros de altura oferece uma vista de 360 graus da cidade e dos vinhedos circundantes.

O edifício desenhado por Anouk Legendre e Nicolas Desmazières da XTU Architects constitui uma forte afirmação arquitectónica graças às suas curvas ousadas e à sua forma global que evoca o espírito e a natureza líquida do vinho: corpo arredondado, intangível e sensual. Obviamente, o vidro desempenha um papel importante na expressão destes aspectos.

A XTU Architects quis usar vidro capaz de oferecer o mais alto desempenho, devido ao seu papel especial na reflexão da luz, tanto no interior como no exterior. O vidro seleccionado devia, ao mesmo tempo, simular a efervescência. Os arquitectos escolheram a empresa de revestimentos exteriores francesa Coveris, para ajudar a encontrar a melhor solução para este projecto de elevada visibilidade. A escolha recaiu sobre a Guardian Glass, um fabricante de vidro arquitectónico de alto desempenho. A experiência e o apoio técnico da Guardian revelaram-se determinantes.

“A escolha do vidro foi um processo longo”, segundo a Coveris. “Era vital eleger os produtos certos tanto ao nível técnico como estético. Tivemos de comprovar a viabilidade sob muitos aspetos, desde a escolha do revestimento para assegurar que o vidro podia ser deformado ou curvado para o exterior. Ao longo de todo este processo, houve uma colaboração excelente com a Guardian e os arquitectos”.

Anouk Legendre e Nicolas Desmazières da XTU Architects concordam: “O caderno de encargos exigia que encontrássemos vidro com reflexos dourados. Estudámos vários tipos de vidro, depois realizamos testes de serigrafia. O vidro Guardian forneceu os melhores resultados e o aspecto mais moderno”.

Foram seleccionados dois tipos de vidro: Guardian SunGuard Solar Gold 20 e Guardian UltraClear. SunGuard Solar Gold 20 é a escolha favorita de muitos arquitectos e designers. O seu revestimento dourado é aplicado ao vidro float Guardian ExtraClear. Isto apresenta vantagens em comparação com o vidro colorido. Oferece não só um controlo solar de alto desempenho, como também, graças ao bom índice de rendimento de cor, as cores que podem ser vistas do interior para o exterior do edifício estão muito próximas da realidade.

Contrariamente ao vidro tradicional, o vidro de baixo teor de ferro UltraClear oferece uma elevada transmissão de luz e uma maior neutralidade das cores, deixando entrar a ‘verdadeira’ luz do dia, para oferecer uma sensação de espaço e luminosidade acrescidos.

Na torre principal do edifício, foi usado vidro para criar uma capa separada que envolve a estrutura valorizando a sua estética. No total, foram usados aproximadamente 900 painéis de vidro, alguns dos quais foram serigrafados com 20 padrões diferentes. Todos os painéis são distintos, medindo o maior deles 5,1 x 1,5m. O projecto inclui três tipos de painéis: monolítico, laminado e laminado triplo. É sobre este último tipo que é aplicado revestimento SunGuard Solar Gold 20. Todos os painéis foram fixados individualmente na obra utilizando 4.500 acessórios de fixação separados com medidas de 50mm a 270mm de altura. O sistema de fixação teve de ser programado usando um software específico devido à geometria particular do edifício. A capa de vidro final cobre uma superfície total de 2.700 metros quadrados.

A impressão serigráfica que proporciona um efeito deslumbrante é composta por 20 padrões diferentes, cada um aplicado individualmente sobre os painéis. Tudo isto contribuiu para a forma notável com que os vidros SunGuard Solar Gold e UltraClear são usados para magnificar a arquitectura e a sua estética. Nas palavras dos XTU Architects: “Estamos encantados com o resultado final porque pensamos que encontrámos a melhor solução”.