De 4 a 6 de Outubro decorre na cidade alemã de Munique mais uma edição da EXPO REAL que, segundo a Exhibition Manager Claudia Boymanns “está a crescer de uma forma saudável e sustentável”.
De acordo com a organização daquele que é considerado o maior evento do imobiliário a nível mundial, a procura por expositores foi, este ano, elevada. Como resultado, os seis pavilhões de exposição com 64.000 metros quadrados estão completamente ocupados. As expectativas em relação ao número de participantes são igualmente elevadas.
Este ano a participação portuguesa conta com um alargado stand conjunto, organizado pela Agência de Promoção de Investimento Português INVEST LISBOA. Sete empresas da região de Lisboa vão estar presentes, entre as quais ‘Lisbon South Bay’ com dois parques empresariais, bem como 900 hectares de área residencial do ‘Water City Almada’ ao longo da margem Sul do rio Tejo, bem como a consultora B. Prime, a para da já tradicional participação da Sonae Sierra.
A EXPO REAL é também um dos melhores barómetros do mercado imobiliário internacional, pelo que as temáticas ‘mais quentes’ estarão em debate. Como Claudia Boymanns explicou à Magazine Imobiliário, “veremos vários oradores de elevada qualidade a discutir as principais questões económicas e sociais, bem como as tendências futuras da indústria do imobiliário e de investimentos”. Destaque para a questão do Brexit, dos mercados hoteleiro versus residencial, dos efeitos da política de juros do Banco Central Europeu e como o sector imobiliário pode lidar com elevados níveis de migração.
De salientar também a participação de Nouriel Roubini, analista norte-americano que previu o estouro da bolha imobiliária em 2008 e de Murray Cox, fundador do site ‘Inside Airbnb’.
Claudia Boymanns considera que, ao nível do sector imobiliário, “a questão mais interessante é saber em que ponto do ciclo de negócios nos encontramos agora” e isso ficará a saber-se na EXPO REAL 2016.
Foto: Anabela Loureiro