O Consorcio Palau de Congressos de Palma anunciou que o grupo Meliá Hotels International será a empresa responsável pela operação do novo Palácio de Congressos da cidade, assim como do hotel anexo, ambos localizados no passeio marítimo de Palma de Maiorca, em Espanha.

Esses ativos serão operados sob a forma de arrendamento com uma duração de 15 anos a partir da assinatura da ata de entrega ao operador, além de uma possível extensão de três anos. A Meliá Hotels International também se compromete a efectuar um investimento para adequar as instalações aos padrões da marca e aos requisitos operacionais do Centro de Conferências e do próprio hotel.

O Palácio de Congressos de Palma é uma infra-estrutura largamente ambiciosa para uma cidade que, sendo líder no turismo de férias, sempre acusou a carência de possuir uma estrutura com estas características. Este segmento é a chave para diversificar a procura turística, aumentar a rentabilidade e, acima de tudo, para estender as temporadas, um dos objetivos estratégicos do turismo em Maiorca e das Ilhas Baleares em geral.

A presente adjudicação da operação assinala uma nova e positiva etapa do Palácio de Congressos, em que o grupo Meliá Hotels International vai procurar posicionar-se como uma referência europeia para o turismo de congressos, bem como torná-lo num foco de encontros para a sociedade de Maiorca e das Ilhas Baleares, através do compromisso expresso em disponibilizar o Centro para eventos sociais, culturais e educacionais, entre outros.

A Meliá Hotels International é o grupo hoteleiro líder em Espanha e um dos mais importantes a nível internacional, operando cerca de 200.000 m2 de salões e salas de reuniões e centros de convenções em todo o mundo. Para Gabriel Escarrer, vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International, “a Meliá apresentou-se em todos os concursos organizados para operar o Palau e hoje finalmente podemos dizer que o nosso empenho valeu a pena. A Meliá apresenta-se para gerir este complexo com entusiasmo, responsabilidade e um compromisso profundo para com os cidadãos das Ilhas Baleares”.

O Palácio de Congressos foi projectado pelo prestigiado arquitecto Patxi Mangado e tem uma localização privilegiada na entrada da cidade e de frente para o mar. Tem 6.365m2 de superfície e capacidade para albergar até 3.100 pessoas, com instalações modernas, incluindo uma sala magna de 970m2. Por seu turno, o hotel anexo tem 268 quartos, bar, restaurante, spa, salas de reuniões e piscina e terá o nome de Meliá Palma Bay.

O grupo Meliá Hotels International comprometeu-se ainda em desenvolver um Plano de Promoção de Palma de Maiorca como um destino preferencial para a realização de congressos, que terá o lema: “Palma, a experiência total de lazer e de negócios.