O projecto ‘O Douro à Volta do Mundo - Magellan World’, da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), vai levar ao Brasil, de 19 a 23 de Outubro, os vinhos, o turismo e a cultura desta região Douro.
Esta iniciativa visa captar mais visitantes e investimento à região e, segundo Alberto Tapada, um dos responsáveis pela AETUR, o Douro vai apresentar-se como “uma proposta cultural integrada que assenta no turismo, a nossa actividade central, no vinho e na cultura”.
A divulgação do Douro vai decorrer na cidade de São Paulo e entre as diversas actividades que se vão realizar destaque-se a promoção do encontro com 50 operadores comerciais e 50 jornalistas e bloggers, a par da recepção de 700 membros da Casa de Portugal, numa cerimónia que vai contar com animação musical, apresentação de filmes e vídeos promocionais sobre o Douro e ainda com a inauguração de uma exposição fotográfica da AETUR que aborda as temáticas durienses e que tem a curadoria do Museu do Douro.A AE
TUR vai apresentar ainda diversos circuitos integrados que vão desde o Porto e Lisboa até Fátima, que assinala, em 2017, o centenário das aparições. Alberto Tapada esclareceu que “o mercado brasileiro é muito apetecível para o turismo do Douro”, sendo, por isso, “fácil de trabalhar, por causa das ligações afectivas, da língua, dos costumes e de uma certa sedução que Portugal e o Douro exercem sobre a comunidade brasileira”. Previstas está também reuniões entre empresários durienses e brasileiros, bem como a degustação de produtos do Douro e provas de vinhos.
Refira-se que o mercado brasileiro posiciona-se no quinto lugar dos países emissores de turistas para Portugal; além de que no sector vinícola, em particular, e entre Janeiro e Julho de 2016, o Brasil comprou 1,4 milhões de euros de vinho do Porto, que se traduzem em 36.583 garrafas de nove litros.
‘O Douro à Volta do Mundo - Magellan World’ é um projecto visa a internacionalização do Douro e que tem como principal objectivo a promoção do turismo, dos vinhos e da cultura da região duriense. A segunda acção promocional está prevista para o ano de 2018, em Buenos Aires, na Argentina.
Foto: Turismo Porto e Norte