O tribunal de Cantão, na China, impediu a compra da Sika pela Saint-Gobain. De acordo com a Sika, que tem representação no nosso País, esta decisão beneficia os negócios da empresa em Portugal.

A Sika, fruto desta decisão, não será comprada pela Saint-Gobain, depois do Tribunal do Cantão de Zug se ter pronunciado pela rejeição da pretensão da Holding Schenker-Winkler (SWH) pela reposição da totalidade dos seus direitos de voto na Assembleia Geral da Sika.

A Sika Portugal já reagiu dizendo que esta decisão beneficia os negócios nacionais, tendo um impacto muito positivo no posicionamento estratégico da empresa, que mantém as relações com as empresas detidas pela Saint-Gobain apenas como fornecedor-cliente e como concorrente.

Recorde-se que desde 2014 que a Saint-Gobain tentava concluir a aquisição da companhia suíça Sika e como estratégia no último ano pretendia concluir o processo de compra. Esta operação contou com uma forte oposição do Conselho de Administração que fazendo uso da protecção prevista nos estatutos da Sika limitou os direitos de voto da SWH inviabilizando a conclusão do negócio.

Com esta decisão do Tribunal de Zug, o Conselho de Administração e a maioria dos acionistas da Sika vêem defendida a sua oposição, com a decisão do Tribunal de Zug, pese embora a SWH tenha já anunciado que vai recorrer desta decisão.

Refira-se que a Sika Portugal S.A. é uma empresa do grupo suíço Sika AG, sediada em Vila Nova de Gaia, que exerce a sua actividade na produção e comercialização de produtos químicos para a construção e indústria da marca Sika.

Os seus segmentos-alvo no âmbito da construção e obras públicas são: Betão, Colagens e Selagens, Reabilitação, Pavimentos, Impermeabilizações e Coberturas. Nas suas instalações fabris, em Ovar, produz adjuvantes para betão, aditivos, pavimentos, revestimentos e tintas decorativas, impermeabilizantes e butílicos que se destinam a ser comercializados no mercado nacional e no mercado de exportação.

A Sika está presente em 97 países e, sendo líder mundial no fornecimento de produtos químicos de colagem e selagem, impermeabilização, amortecimento acústico automóvel, proteção e reforço estrutural, reflete em todos os seus produtos e serviços, os seus valores e princípios de gestão: cliente em primeiro lugar, coragem para inovar, sustentabilidade e integridade, autonomia e respeito, e gestão por resultados.

O espírito Sika é enfatizado pelo slogan corporativo: ‘A Construir Confiança’.

A nível mundial, a empresa conta actualmente com mais de 170 fábricas, 38 centros tecnológicos e mais de 17 mil colaboradores que garantem o sucesso em todas as suas áreas de negócio. O grupo Sika tem uma história de sucesso de inovação em produtos e tecnologias para a construção civil e obras públicas, e também nas indústrias transformadoras, sendo permanente a busca de novos níveis de excelência para os seus produtos e soluções.

O volume de negócio global da Sika ascendeu, em 2015, a cinco mil milhões de euros.