Com o lançamento das actividades de R&D na Torre de Testes em Rottweil, a thyssenkrupp prossegue a transformação do seu negócio e de toda a indústria de elevadores a nível mundial.
Numa altura em que as cidades se deparam com o aumento da população e com infra-estruturas sobrecarregadas, a inauguração desta Torre de Testes, na cidade mais antiga de Baden-Württemberg marks, é um marco considerável no objectivo de enfrentar os desafios da urbanização, em particular no que respeita à mobilidade eficiente para garantir o crescimento sustentável das cidades.
“A introdução do nosso serviço de manutenção preditiva MAX e a integração da tecnologia HoloLens da Microsoft, demonstraram que, mesmo num sector conservador, como o dos elevadores, que não sofreu alterações significativas nos últimos 150 anos, podemos revolucionar através da inovação” afirma Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevadores. “Com a Torre de Testes em Rottweil, reforçamos o nosso core business, a construção de elevadores, através de soluções pioneiras que nos permitem redefinir a mobilidade nas cidades tornando-as melhores sítios para se viver”.
Uma das soluções que vai ser testada brevemente em Rottweill é o MULTI, que ocupa em exclusivo três dos 12 eixos disponíveis na Torre. A tecnologia de levitação magnética, desenvolvida para os comboios de alta velocidade, é usada nos motores lineares, providenciando uma série de vantagens: devido à ausência de cordas na construção, várias cabines de elevadores podem operar num único eixo. Este facto aumenta a capacidade de transporte até 50% e reduz para metade a necessidade de espaço destinado aos eixos dos elevadores nos edifícios. Com a possibilidade dos elevadores se moverem lateralmente e sem limitações em altura, como é o caso do MULTI, surgem oportunidades, sem precedentes, na arquitectura e design dos edifícios.
Um indicativo da necessidade de soluções de transporte mais rápidas e eficientes nos edifícios verificou-se num projecto de lei do Governo Federal da Alemanha, que visa rever as limitações de construção em altura, com o argumento de permitir a criação de mais espaços disponíveis para se viver nas cidades.
As futuras inovações na indústria dos elevadores vão ser testadas e certificadas em Rottweil, antes de serem implementadas em todo o mundo. Pela importância deste centro de inovação, a thyssenkrupp garante que a Torre de Testes vai estar pronta de acordo com o previsto e dentro do budget.
Em 1950, cerca de 70% da população vivia em zonas rurais, mas, em 2050, estima-se a inversão desta percentagem. As cidades são os novos centros de negócios e a limitação de construção indica que existe apenas uma alternativa – subir. Em 2015, a média de altura dos 100 edifícios mais altos no mundo subiu para os 357 metros, um crescimento impressionante face aos 285 metros verificados em 2000.
Para facilitar o transporte eficiente e confortável da população e acompanhar esta mudança na paisagem urbana, são urgentes as revoluções no sector dos elevadores. Andreas Schierenbeck afirma “tempo é dinheiro e nós queremos ajudar as cidades e as suas populações a não perderem tempo, seja através de produtos inovadores como o MULTI, ou através de passadeiras rolantes de alta velocidade como o ACCEL, que reduz a concentração de pessoas e melhora a distribuição das mesmas nos edifícios. Ou através do MAX e das HoloLens nos nossos serviços operativos que ajudam a garantir que os serviços decorrem sempre como previsto. Tudo isto permite que a thyssenkrupp afirme que está constantemente a inovar para melhorar o transporte urbano”.