Enviar emails duma altitude de 10.000 metros, fazer compras online enquanto sobrevoa os Alpes, ver vídeos nas nuvens - e tudo isto com qualidade de banda larga. Em breve, os passageiros da Lufthansa e da Austrian Airlines também poderão estar online nas viagens curtas – como já o podem fazer, há bastante tempo, nos voos de longo curso.

No Verão passado, a Lufthansa recebeu o Certificado de Tipo Suplementar para a frota A320 da Airbus da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e concluiu com êxito todo o trabalho preparatório necessário. Agora o passo seguinte são os testes nas rotas da Lufthansa e Austrian que irão começar, inicialmente em cinco aviões de cada companhia aérea. Os passageiros que voarem nesses aviões poderão usar gratuitamente a Internet durante esta fase de testes. A análise do comportamento dos utilizadores irá dar os dados necessários para continuar a melhorar o serviço antes de este ser lançado no mercado.

Harry Hohmeister, membro do Conselho Directivo da Deutsche Lufthansa AG e responsável pela Gestão das Placas Giratórias, diz que “é com satisfação que podemos agora oferecer Internet de banda larga aos nossos passageiros em voos dentro da Europa, dando-lhes a possibilidade de uma experiência digital sem barreiras. Desde o lançamento do Lufthansa Flynet, tem sido o nosso objetivo oferecer aos nossos clientes valor acrescentado a bordo, sempre inovando - e tal inclui a nossa oferta de Internet”.

No primeiro trimestre de 2017, o número de aviões da Lufthansa equipados com acesso à Internet irá subir para 20. Aos poucos e até meados de 2018, toda a frota de A320 da Lufthansa será equipada com a tecnologia mais avançada. Os trabalhos dos 31 aviões da Austrian Airlines estarão terminados, em princípio, em abril de 2017. Além da Lufthansa e da Austrian Airlines, a Eurowings também irá oferecer Internet a bordo dos seus aviões – o lançamento prevê-se para o final do primeiro trimestre de 2017. Um total de 69 aviões da Eurowings estará equipado com toda a tecnologia até ao verão de 2017.

Os passageiros da Lufthansa podem aceder ao Wifi de bordo com os seus próprios aparelhos móveis. Além dos serviços de email, serão também possíveis outras aplicações como o streaming de vídeos. O lançamento no mercado do novo serviço está previsto durante o primeiro trimestre do ano em curso. Os clientes terão à sua escolha três pacotes de utilização: FlyNet Message, FlyNet Surf e FlyNet. O FlyNet Message permite somente o uso de serviços de mensagens, como por exemplo o email, WhatsApp ou iMessage. FlyNet Surf permite também surfar na Internet. Com o pacote FlyNet Stream, é também possível o streaming. Os pacotes podem ser pagos com cartão de crédito ou outros serviços de pagamento como o Paypal.

O serviço de Internet da Lufthansa Airlines e do seu parceiro de tecnologia Inmarsat usa a tecnologia mais recente de satélite por banda larga (Ka-band) e permite cobertura fiável e sem barreiras em voos de pequeno e médio curso através da rede Global Xpress (GX) da Inmarsat. O parceiro da Inmarsat, Deutsche Telekom, será o Fornecedor de Serviços da Internet para os passageiros da Lufthansa.

A Lufthansa Technik é a responsável pela instalação de todos os sistemas e componentes, assim como toda a parte burocrática junto do reguladores da aviação e de outras autoridades para a obtenção das autorizações legais. Estão a equipar toda a família de aviões A320 da Airbus das companhias aéreas do Grupo Lufthansa com a tecnologia de satélite mais recente Ka-band. Em princípio, na Primavera, 100 aviões estarão equipados com os sistemas. Os aviões podem ser equipados com as antenas e os routers necessários em series de dez linhas de produção, trabalhando simultaneamente nas instalações da Lufthansa Technik. Tendo em conta que são necessários somente ajustes minimalmente invasivos à estrutura dos aviões, é possível fazer-se o trabalho rapidamente mesmo em frotas grandes – em média, os aviões só têm de estar parados durante quatro dias.

A Lufthansa Systems irá fornecer toda a infra-estrutura técnica necessária para a ligação à Internet a bordo. Tal inclui as operações de rede nos aviões - o pré-requisito técnico para o Wifi a bordo – assim como a instalação do software necessário para a operação do portal FlyNet, através do qual o cliente tem acesso à net.

No âmbito da sua parceria global, a Lufthansa Systems e a Lufthansa Technik estão além disso a criar uma plataforma digital moderna e multifuncional (BoardConnect) que permite o uso digital desde o entretenimento às vendas complementares. Tanto as companhias aéreas do Grupo Lufthansa como clientes externos irão beneficiar desta forte cooperação.

A 15 de Janeiro de 2003, a Lufthansa foi a primeira companhia aérea em todo o mundo a operar um voo comercial de longo curso a ter acesso à Internet de banda larga. O serviço teve de ser retirado do mercado em 2006 apesar de ser um sistema tecnicamente fiável e uma popularidade crescente entre os passageiros, porque os satélites ‘Connexion by Boeing’ foram desligados. Desde o final de 2010, a Lufthansa voltou a disponibilizar acesso à Internet de banda larga nos seus voos intercontinentais – de novo como a primeira em todo o mundo. E desde Junho de 2015, FlyNet tem estado disponível todos os actuais 107 aviões de longo curso da Lufthansa. Ao juntarmos o Boeing 777 à frota, a SWISS começou também a disponibilizar Internet nos seus voos de longo curso – e está agora a ponderar introduzi-la nos seus voos de pequeno e longo curso.