O Turismo de Portugal afirmou que a presença do País na Feira Internacional do Turismo de Madrid (FITUR), que vai decorrer entre 18 e 22 de Janeiro, visa promover “experiências inovadoras relacionadas com a espiritualidade, cultura, natureza e gastronomia”. Ao todo vão participar mais de 60 empresas portuguesas.

Na FITUR 2017, Portugal vai apresentar num stand conjunto com uma área de 913 metros quadrados, sete regiões de turismo, 61 empresas e quatro startups do sector.

O Turismo de Portugal adianta que o espaço expositivo português traduz-se num “guia emocional de viagens, proporcionando uma experiência onde as emoções decidem o tipo de viagem mais adequado ao estado emocional da pessoa, aferido através da leitura gráfica das suas ondas cerebrais”.

Em destaque vai estar a espiritualidade de Fátima que este ano promove as celebrações do Centenário das Aparições, a vinda do Papa Francisco e as comemorações em conjunto dos 300 anos da Senhora Aparecida do Brasil. Recordando que a região Centro abraça três importantes eixos espirituais: Culto Mariano, Turismo Judaico e os Caminhos Portugueses de Santiago.

Como novidade da presença portuguesa neste certame está a participação pela primeira vez e de forma conjunta do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Região de Turismo do Algarve, com “a convicção de que, juntas, as duas entidades têm mais força para cativar os visitantes, contrariando a sazonalidade e aumentando os proveitos”.

Curiosa é também a ‘união’ entre Portugal e Espanha através de expositores comuns. Tal é o caso dos concelhos fronteiriços de Almeida (Portugal) e de Cidade Rodrigo (Espanha) que vão apresentar o seu “conjunto amuralhado” e a história da fronteira mais antiga na Europa; bem como da Região Centro de Portugal e do Governo Regional da Estremadura (Espanha) que vão apresentar um mapa turístico conjunto com o intuito de promover o turismo cultural, gastronómico e activo.

Nota ainda para Viana do Castelo que vai apresenta-se na FITUR com um stand próprio.

De acordo com o Turismo de Portugal esta é a maior representação nacional dos últimos anos neste certame, cujo objectivo principal é que “mais espanhóis visitem Portugal e que o façam durante mais dias”. Com efeito, segundo os dados preliminares de 2016 e comparativamente a 2015, existiu um crescimento de 10% no número de dormidas dos turistas espanhóis em Portugal, bem como um aumento de 13,5% do volume de negócio. Recorde-se que em 2015, os turistas espanhóis tinham uma quota no mercado português de 15,2% de hóspedes, 10,6% de dormidas e 12,7% de receitas turísticas.

Segundo a organização, a 37ª. edição da FITUR vai contar com a participação de 9.672 empresas, tendo-se verificando um aumento de 67 empresas comparativamente a 2016. Estas empresas são oriundas de 165 diferentes países e regiões e vão estar patentes em 755 stands.

Foto: Santuário de Fátima