A Lufthansa é a primeira companhia aérea em todo o mundo a usar um largo leque de diferentes configurações para a iluminação a bordo do A350-900 que foi criado para se adaptar aos biorritmos de dia e de noite dos seus passageiros.

Todos os passageiros que já viajaram através de diversos fusos horários conhecem o problema – o relógio biológico fica dessincronizado. Com a introdução do novo avião A350-900 da Lufthansa é possível pela primeira vez trabalhar e adaptar os biorritmos dos passageiros, colocando o tipo correcto de luz à hora certa. Os efeitos da iluminação são usados para similar a atmosfera de um restaurante agradável durante as horas das refeições. “O bem-estar dos nossos passageiros é muito importante para nós. Assim, estas melhorias graças a uma tecnologia inovadora de iluminação são um marco para a Lufthansa”, mencionou Reinhold Huber, responsável pelos desenvolvimentos na área de Experiência do Cliente.

No total, a nova tecnologia LED do A350-900 tem 24 configurações diferentes de iluminação. Depois do A350-900, a Lufthansa irá também equipar a sua frota de aviões Boeing 747-800 com este novo sistema de iluminação.

O uso de um leque de configurações de iluminação baseia-se nas conclusões da investigação no campo da Cronobiologia sobre os efeitos conhecidos dos biorritmos dos nossos ciclos de dia e noite. Um grande número de conclusões científicas, como as investigações de Christian Gunga do Hospital Charité e Achim Leder, são o fundamento para a tecnologia. A luz quente para o relaxamento é activada durante os períodos de descanso, enquanto luz mais fria estimula e é usada para as fases mais activas. A Lufthansa desenvolveu estes diversos modos de iluminação em colaboração com os designers de iluminação do escritório de engenharia Kardorff de Berlim. “A nossa preocupação são as necessidades dos passageiros quando estamos a escolher o tipo de luz a usar. Podemos assim criar uma atmosfera agradável que melhora significativamente o bem-estar dos passageiros”, explica Volker da Kardorff.

A partir de 10 de Fevereiro, a Lufthansa vai estacionar os primeiros dez aviões Airbus A350-900 em Munique. Os primeiros destinos deste novo avião serão Deli e Boston. O avião tem capacidade para 293 passageiros - 48 em Business Class, 21 em Premium Economy e 224 em Economy Class. O A350-900 é actualmente o avião de longo curso mais avançado do mundo – e o mais amigo do ambiente. Usa somente 25 por cento de querosene, produz 25 por cento menos emissões e é significativamente mais silencioso ao descolar do que outros tipos comparáveis de aviões.