A Schneider Electric acaba de lançar o programa Go Green in the City pelo sétimo ano consecutivo. Este desafio global anual, dirigido para estudantes de gestão de empresas e engenharia, visa promover ideias inovadoras de gestão de energia para cidades inteligentes.

Até 12 de Maio de 2017, estudantes de bacharelato, mestrado ou MBA em administração empresarial ou engenharia de todo o mundo são convidados a participar no desafio. Ao formar equipas de dois elementos, incluindo pelo menos uma mulher para fomentar a diversidade e inclusão, estas terão de apresentar um caso de estudo que ilustre as suas ideias para soluções inovadoras de gestão energética em cidades, para um dos quatro tópicos base do desafio empresarial da Schneider: Estratégia e Tecnologia, Eficiência Energética em Soluções de Arrefecimento, Armazenamento de Energia e Eficiência Energética, Sistemas Urbanos Integrados de Energia ou foco numa outra ideia ecológica original.

Criada em 2011, a competição atrai mais equipas de estudantes a cada ano, demonstrando que os futuros profissionais estão curiosos para descobrir a Schneider Electric, a sua experiência e cultura de inovação, enquanto trabalham num caso de negócio, com a oportunidade de conhecer especialistas e receber conselhos para a sua carreira profissional. Em 2016, 16,466 participantes registaram-se em todo o mundo, provenientes de 180 países, originando 1,184 candidaturas. Somente na China, o número de participantes cresceu significativamente, aumentando em 1.075% em relação a 2015. Em 2016, a equipa vencedora foi a da Universidade de Ciências Aplicadas FH Aachen, na Alemanha, pela sua ideia de uma solução de bomba eólica inovadora para abastecer as comunidades agrícolas rurais com acesso a energia limpa e de baixo custo.

“O crescente interesse no Go Green in the City é um forte sinal de que os futuros engenheiros e líderes estão sensíveis aos desafios ambientais do planeta e estão interessados em encontrar soluções. Para além de oferecer aos alunos uma oportunidade emocionante de mostrar os seus talentos, num cenário de igualdade de género, este concurso anual fornece uma visibilidade significativa à Schneider Electric como empregador líder global, ajudando-nos a atrair os melhores talentos a longo prazo”, disse Olivier Blum, Chief Human Resources Officer da Schneider Electric. “Ao compartilhar a nossa experiência e orientar os participantes, somos capazes de transmitir os nossos valores, as nossas visões de inovação a todos os níveis, com gestão de energia conectada e tecnologias de automação, assim como o nosso compromisso para com a diversidade”.

A selecção das 100 equipas semi-finalistas será anunciada no dia 9 de Junho. Terão dois meses para trabalhar com um mentor da Schneider Electric, a fim de os ajudar a criar uma sinopse e uma apresentação em vídeo da sua ideia. Após as 12 equipas finalistas serem anunciadas a 7 de Agosto de 2017, irão a Paris (França) para competirem na grande final que irá decorrer de 9 a 13 de Outubro de 2017. A equipa vencedora irá viajar pelo mundo, com tratamento VIP, visitar as instalações da Schneider Electric e entrar em contacto com colaboradores e a gestores de topo. Também lhes será feita uma oferta de trabalho para a Schneider Electric nos seus países de origem.