A Magazine Imobiliário encontra-se uma vez mais em Cannes, França, para observar e experienciar a edição deste ano do MIPIM. Na bagagem levou boas notícias: a presença portuguesa aumentou e a autarquia de Lisboa regressou com a sua participação institucional.
A Invest Lisboa organizou a participação de Lisboa no MIPIM onde vai ter patente um stand com 84 m2 e contar com a participação de 10 empresas. Presente também vai estar o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, e a vereadora da Habitação, Paula Marques.
De acordo com o director executivo da Invest Lisboa, Rui Coelho, esta é a “maior participação de Lisboa nos últimos anos” no MIPIM, feira internacional do imobiliário que decorre de 14 a 17 de Março, no Palais des Festivals, em Cannes, França.
O programa oficial MIPIM conta com a participação de Fernando Medina em duas intervenções que vão decorrer no dia 16 de Março, pelas 10h00 e 11h15, sobre a Habitação e Lisboa respectivamente.
No stand de Lisboa, também no dia 16 de Março, pelas 13h00, vão ser apresentados os projectos de Lisboa e Lisbon South Bay, os quais vão contar com a presença do presidente e/ou da vereadora da CML, assim como de um representante das Câmaras Municipais de Almada, Barreiro e Seixal. O momento será seguido de um cocktail com produtos portugueses.
Já pelas 14h00, o stand de Lisboa recebe ‘Class of 2020’, organização europeia de investidores e operadores de residências de estudantes que, este ano, vai realizar o seu evento anual em Lisboa. Recorde-se que vários dos seus membros estão a investir em Lisboa, pelo que este será um momento propício a networking mas também de confraternização durante o cocktail com produtos portugueses.
Relativamente à edição deste ano desta feira internacional, em declarações à Magazine Imobiliário, Filippo Rean, Chefe do departamento de Imobiliário dos mercados Reed MIDEM MIPIM & MAPIC, afirmou que “mais do que bater recordes de participação, o nosso objectivo neste período muito desafiante é fornecer um evento high-end onde os profissionais internacionais do imobiliário possam trocar ideias e experiências com os seus pares sobre assuntos chave de forma a os ajudar a desenvolver seu negócio”.
Tendo em conta as actuais “mudanças políticas e económicas que têm ocorrido e estão a ocorrer em toda a Europa e no resto do mundo”, Filippo Rean acredita que “terão um impacto no mercado imobiliário global”.
Embora diga que o “MIPIM 2017 não pode prever o futuro” considera que a organização vê agora “mais do que nunca uma forte necessidade de os nossos clientes e participantes tomarem o pulso do mercado no MIPIM e discutir questões-chave para obter insights de suas contrapartidas sobre o que está a acontecer e como vai decorrer o seu negócio”. Por esta razão, “temos um programa ‘pára-choques’ de sessões de conferências e workshops que vão tratar das questões políticas que estamos actualmente a enfrentar”.
Filippo Rean declara ainda que “2017 será um ano desafiador e posso garantir que estamos a colocar toda a nossa energia em preparar o melhor ponto de encontro possível para os nossos profissionais imobiliários globais que estarão presentes para interagir, fazer contactos e obter as principais questões em debate”.
Foto: Anabela Loureiro