A consultora imobiliária Worx divulga, através do BNP Paribas Real Estate, que os mercados europeus de logística e industrial prometem continuar a crescer em 2017, pela elevada procura tanto de inquilinos como de investidores.
Logan Smith, Head of Investments do BNP Paribas Real Estate International Investiment Group, refere que a Alemanha, França e o Reino Unido foram os mercados com melhores resultados ao longo do ano 2016, sendo que duplicaram os valores comparativamente ao ano anterior.
A expectativa é de manter a curva ascendente que tem sido verificada, fortemente impulsionada pela procura tanto de investidores como de inquilinos. É, ainda, de destacar que os factores que mais influenciam esta evolução se encontram relacionados com o peso do e-commerce, na cadeia de abastecimento e novos modelos de retalho.
O BNP Paribas Real Estate revela um aumento na procura no que se refere a negócios que fornecem o sector do retalho, que perfez cerca de 50% do take-up verificado em França e na Alemanha. No entanto, pela falta de promoção especulativa, houve uma tendência de aumento de transacções para ocupação própria que contabilizaram cerca de metade das transacções do mercado francês.
O Reino Unido foi o maior mercado de investimento logístico e industrial, com volumes que atingiram os 6,8 mil milhões de euros, apesar de um declínio de 9% em 2015, devido à falta de produtos disponíveis.