O Mondial du Bâtiment, evento internacional de referência do sector da construção, realizar-se-á entre os dias 6 e 10 de Novembro de 2017 no parc des expositions de Paris Nord Villepinte, em Paris, França. E vai contar com 43 empresas portuguesas.
A apresentação em Porugal decorreu no espaço da Roca Lisboa Gallery, na qual ficou a saber-se que a participação portuguesa voltou a estar forte neste certame já que cativou a presença de 43 empresas portuguesas de diferentes áreas deste sector, desde materiais, passando pelos tectos e soalhos, janelas e portas, ventilação, banho, domótica, energia biomassa, entre muitas outras.
Recorde-se que, de dois em dois anos, os salões INTERCLIMA+ELECHB, IDÉOBAIN e BATIMAT apresentam os materiais e as soluções das construções de hoje e do futuro. A edição de 2017 insere-se num contexto de mercado com favoráveis perspectivas mas marcados por profundas mudanças e ambiciona ser um a ajuda para os profissionais na retoma oferecendo-lhes a descodificação dos novos desafios da construção e a descoberta de soluções para lhes responder.
Após um 2016 melhor que o previsto, o crescimento da construção em França irá acentuar-se em 2017 com previsões de +3,4 % de volume. A construção parece pois, inscrita numa fase positiva do ciclo dos negócios, influenciada pela aceleração do mercado da construção nova (+7 %) no residencial assim como no terciário.
Os industriais da fileira, instigados por regulamentações ligadas à Transição Energética, em constante evolução, não ficaram à espera da retoma para se iniciarem numa dinâmica de inovação impondo modificações de envergadura a todas as fases da construção.
Da maquete numérica (BIM) às ruturas técnicas dos materiais, a construção é actualmente concebida de forma global (Bepos, Baixo Carbono, etc.), adaptando-se à sua época (IoT, Smart grid, etc.) para oferecer soluções aos utilizadores, cada vez mais prescritores de soluções sustentáveis para viver e habitar melhor.
A vocação da edição de 2017 do Mondial du Bâtiment é a de permitir aos decisores, prescritores e artesãos/instaladores de captarem a retoma do mercado. Par tal, através dos salões INTERCLIMA+ELECHB, IDÉOBAIN e BATIMAT, serão propostas inúmeras novidades em torno de quatro eixos principais respondendo assim às expectativas dos públicos visitantes.
O primeiro eixo é compreender as mudanças de fundo do sector com uma reorganização dos halls em torno de seis universos de profissões específicas e conectadas num único local para descobrir facilmente o mais vasto panorama de produtos e de soluções. Uma informação especializada ante, durante e após os salões para descodificar as tendências do futuro. Um blog e e-newsletters mensais explicarão, para cada um dos salões, as tendências e evoluções da Construção. Serão abordados cinco temas: conforto & energia no terciário; casas de banho & renovações; construir e renovar sustentável; edifício do futuro; e um olhar sobre a arquitectura.
O segundo eixo pretende descobrir soluções para os novos hábitos e expectativas dos habitantes. Os Hubs das Soluções, colocados à entrada dos halls e animados por especialistas, irão apresentar soluções conjuntas a fim de responderem às expectativas dos conceptores construtores, exploradores e utilizadores. As conferências key note, organizadas em grandes ciclos temáticos, esclarecem os visitantes sobre os assuntos no centro das preocupações do mercado. Empreiteiros, arquitectos e engenheiros serão convidados a testemunhar.
O terceiro eixo foca as inovações e tecnologias. Os espaços ‘Live’ vão ter inovações e demostradores que apresentarão os produtos premiados no Concurso da Inovação que terão sido anunciados no decorrer de uma cerimónia organizada a 18 de Setembro de 2017. As visitas guiadas esclarecerão os visitantes sobre temáticas concretas, através de uma selecção de soluções, apresentadas pelos responsáveis técnicos das marcas, e os percursos autónomos propostos para ir ao essencial de temas precisos.
O quarto eixo visa fazer negócios em França e além das suas ‘fronteiras’. A França e as suas regiões, convidados de honra em 2017, vão debruçar-se sobre importantes investimentos que irão favorecer a vinda de mais visitantes franceses sejam eles instaladores, distribuidores ou prescritores (jornadas especiais, bus gratuitos, clubs e serviços de luxo, etc.); o Club dos Influenciadores acolhe 1.500 dos principais dirigentes dos grandes nomes da prescrição e da conceção; e o Club Négoce facilita a vinda de negociantes e distribuidores e a sua visita aos salões.
A francofonia, como convidado de honra permite o encontro dos decisores de 84 países e governos (encontros de negócios com todos os portadores de projetos dos países francófonos, ciclo de conferências, etc.).
O Club International será o espaço dos encontros de negócios para todos os profissionais desejosos de optimisar as suas relações a nível da exportação.
O programa das conferências vai ser organizado em grandes ciclos temáticos, em formato key notes que esclarecerá os visitantes sobre os temas no centro das preocupações do mercado. Empreiteiros e Arquitectos serão convidados a tomarem a palavra em relação à mutação arquitectural, às economias à natureza e ao humano.
Por Guillaume LOIZEAUD, director do Mondial du Bâtiment: “Em 2017, os salões INTERCLIMA+ELECHB, IDÉOBAIN e BATIMAT apresentarão uma vez mais oferta mais completa do mundo em termos de soluções, de inovações, de demonstrações, de conferências, no sector da construção. Será um momento único para a reunião de todos os profissionais num ambiente convivial, possibilitando a descoberta de soluções que irão responder aos novos desafios da construção. Agradeço a todos os atores da fileira que se juntem a nós para fazermos desta edição do Mondial du Bâtiment 2017 a festa da retoma do sector”.
Foto: Anabela Loureiro