A Ambiente, da Messe Frankfurt, é a maior feira do mundo dedicada aos artigos para a casa. A partir de hoje, as empresas nacionais vão mostrar o que se faz de melhor ao nível de cutelarias, loiça metálica, cerâmica, porcelana, faiança e grés em Portugal.
Esta feira é uma montra de todo o tipo de artigos para mesa, cozinha, casa, gifts e decoração. É sobretudo no sector dining, dedicado às cutelarias, à loiça metálica, à cerâmica, porcelana, faiança e grés que as empresas portuguesas se destacam, apresentando-se como um dos principais países produtores deste tipo de artigos na Europa.
30 empresas portuguesas expõem a partir de hoje no sector da cerâmica utilitária e 16 no da loiça metálica e cutelaria. Matcerâmica, Cutipol e Silampos são apenas algumas das empresas que participam na Ambiente com o objectivo de contactar clientes de todo o mundo.
Empresas como a Spal, a Vista Alegre, a Bordallo Pinheiro, a Topázio e a Porcel expõem no sector Table Prestige, lado a lado com prestigiadas marcas reconhecidas internacionalmente como a Rosenthal, a Villeroy & amp, Boch ou a Fürstenberg.
Para garantir um espaço na Ambiente, as empresas portuguesas investiram cerca de € 800.000,00. 40 empresas de diversos sectores participam através da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, que as apoia através de um projecto de internacionalização no âmbito do QREN.
O designer e arquitecto Martinho Pita foi seleccionado para apresentar em Frankfurt o seu projecto “Bichos” na mostra especial Talents, um concurso aberto a jovens designers de todo o mundo. “Bichos” são candeeiros feitos à mão a partir de ramos provenientes da poda das azinheiras.
Esta é a maior eira internacional de decoração de interiores e artigos para a casa realiza-se em Frankfurt, de 7 a 11 de Fevereiro de 2014. Neste evento estão inscritos mais de 4.700 expositores, 75% dos quais oriundos de fora da Alemanha e são esperados mais de 145.000 visitantes profissionais de 140 países.
Esta é actualmente a maior plataforma internacional de sourcing fora da China. Na edição deste ano, o Japão vai ser o país parceiro. Mostras e eventos especiais concebidos pelo designer Yukio Hashimoto, que aceitou ser embaixador do evento, vão mostrar ao público as características singulares do design japonês, que consistem num mix de tradição, artesanato e inovação.