A Fundação AIP organizou a presença de empresas portuguesas no Pavilhão de Portugal da feira Expoconstruccion, que decorreu, de 16 a 21 de Maio, no parque de feiras da Corférias em Bogotá, Colômbia, com o apoio institucional do aicep Portugal Global e integrado no programa Portugal 2020.

O pavilhão de Portugal contou com empresas de várias áreas ligada ao sector da construção, como material eléctrico e domótica, máquinas e equipamentos para a construção e obras públicas, andaimes e cofragens, equipamentos de pesagem entre outros.

De acordo com a organização, o sector da construção cresce na Colômbia a um ritmo de cerca de 10% ao ano, com fortes oportunidades na construção de habitação, mas também nas obras públicas e infra-estruturas.

As empresas nacionais realizaram na feira mais de 350 reuniões de negócios muito prometedoras, que estão a ter agora seguimento através do envio de orçamentos e outros procedimentos no sentido de estabelecer as parcerias necessárias para desenvolver a actividade comercial na Colômbia.

A Expoconstruccion é uma feira com importantes características internacionais sobretudo para a região da América Latina, tendo as empresas portuguesas tido oportunidade de contactar com potenciais clientes de países como Chile, Equador, Perú, Nicarágua, Brasil, Venezuela, El Salvador, Panamá, Honduras e Bolívia.

A participação em feiras internacionais de construção na Colômbia faz parte do plano de internacionalização da feira Tektónica e em Agosto de 2018, a Fundação AIP estará novamente a organizar o Pavilhão de Portugal na Feira Expocamacol em Medelin.

A Colômbia é neste momento um dos mercados mais promissores para as empresas portuguesas do sector da construção.

Foto: Por Jose David Parra from Bogota, Colombia - Bogota, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9749522