A Fundação Schneider Electric vai investir dois milhões de euros em centros técnicos geridos pela Fundação Salesiana Don Bosco. Para o efeito, já foram seleccionados cinco projectos de energias renováveis e de desenvolvimento sustentável.

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, e a sua Fundação assinaram uma parceria com o Conselho Geral da Congregação Salesiana. Representando um investimento de dois milhões de euros, esta iniciativa irá financiar, em primeiro lugar, cinco projectos de energias renováveis e de desenvolvimento sustentável seleccionados através de propostas feitas por várias escolas salesianas técnicas e profissionais em todo o mundo.

Iniciado em Janeiro de 2016, durante um encontro entre líderes da Schneider Electric e Dom Angel Fernandez Artime, o décimo sucessor de Dom Bosco e o actual Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, o acordo foi assinado na Igreja do Sagrado Coração em Roma. A cooperação entre os Salesianos e a Schneider Electric começou há cerca de 15 anos, com base na cooperação precedente entre o Grupo e Dom Bosco na área da formação.

Dom Luigi Enrico Peretti, director-geral da CNOS-FAP, afirmou: “A nossa colaboração com a Schneider Electric é muito forte porque se baseia nos mesmos princípios e na mesma visão da Humanidade. Partilhamos uma visão de desenvolvimento que promove melhorias na vida pessoal e social dos jovens antes de se centrar em tecnologia e estruturas. Isso reflecte o espírito de Dom Bosco, o pai de uma forma de espiritualidade enraizada na educação e no trabalho, ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento sustentável humano e social”.

“Formar técnicos e empresários nos campos eléctrico e energético é uma das principais prioridades para o desenvolvimento sustentável em várias regiões emergentes” disse Gilles Vermot Desroches, Sustainability SVP da Schneider Electric. “A Schneider Electric orgulha-se por trabalhar em conjunto com os Salesianos para o desenvolvimento de habilidades e acesso ao emprego através deste programa de treino para formadores locais e estudantes carenciados. Esta nova parceria será fundamental para nos ajudar a atingir o nosso objectivo de formar um milhão de pessoas até 2025”.

Foto: Anabela Loureiro